Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Concerto dos Canarinhos faz homenagem a Maria

25/05/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis encerrou a temporada de apresentações do 1º semestre do ano, neste sábado (25/05), com o “Concerto Espiritual em honra a Maria”, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis (RJ), às 19h30. O maestro Marco Aurélio Lischt foi o regente e, mais uma vez, encantou o público com o repertório afinado com a temática mariana, própria do mês de maio. A centenária Igreja da Cidade Imperial ficou lotada.

Com composições da Idade Média à atualidade, o concerto foi dividido em três partes. A apresentação teve início com o canto gregoriano da “Ave Maria”. Em seguida, uma composição de Tomas Luis de Vittoria foi apresentada. A primeira parte terminou com três músicas de G.B Pergolesi: “Stabat Mater”; “Quis est homo qui non fleret” (duo) e “Inflammatus et accensus” (duo). No repertório da segunda parte, o coral apresentou “Regina Coeli”, de Gregor Aichinger; “Beata es Virgo Maria”, de Hans Leo Hassler; “Vidi Speciosam”, de Felice Anerio; e “Assumpt est Maria”, de Heinrich Isaac. Na terceira e última parte do concerto, as canções “Ave Maria”, de Heitor Villa-Lobos; “A Hymn to the Virgin”, de Benjamin Britten; e “Magnificat”, de Hendrik Andriessen coroaram as apresentações. Como bis, o regente presenteou o público com “The Lord bless you and keep you”, de John Rutter.

O pároco e guardião, Frei Jorge Paulo Schiavini, acolheu o público e logo de início agradeceu pela participação e contribuição de todos. O diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Frei Marcos Antônio de Andrade, lembrou dos concertos realizados nos últimos anos e frisou que o Concerto Espiritual em honra a Maria não foi pensado somente com músicas mas também com momentos de oração, meditação e reflexão, por isso o nome espiritual.

No final, antes da canção do Magnificat de “Hendrick Andriessen”, realizou-se a Coração de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Algumas mulheres depositaram aos pés da imagem várias rosas que no final formaram um bonito arranjo. Em seguida, o coral entoou a canção do Magnificat encerrando em grande estilo a noite. Os participantes aplaudiram por um longo tempo os  meninos do coral.

Os fundos arrecadados com o evento serão destinados para o restauro do órgão de tubos e também para a manutenção do Instituto. O restauro já começou desde o ano passado. No início de fevereiro deste ano, parte do instrumento já foi transportado para a oficina do organeiro Frei Lauro Both e, desde então, o restauro está em andamento. Algumas partes novas do instrumento, já reformado, foram apresentadas ao público logo na porta de entrada da Igreja.

Segundo Frei Lauro, até o momento, as principais etapas do restauro do órgão alemão “Klais” já realizadas, são: a revisão da consola, do sistema vento: foles, canais e motor, dos someiros, da tração pneumática, do caixa “buffet” – caixa expressiva -, da tubaria que são as flautas, além das montagens com vários testes e também a afinação do instrumento. O organeiro esclarece que uma revisão da consola não pôde ser feita em 1995 por falta de tempo e que agora está sendo realizada. Infelizmente, segundo o frade, com mais “comprometimento” pelo cupim.

ASSISTA MAIS VÍDEOS DO CONCERTO (CLIQUE AQUI)

Para ele, o próximo passo é continuar no trabalho de revisão da consola e depois no acionamento dos registros, das notas, manuais e sistema de acoplamentos.

Frei Lauro fala sobre o desafio de restaurar um instrumento musical, centenário e muito importante para toda a cidade, com naturalidade, paciência e dedicação.  “O restauro do órgão é trabalho normal na organaria. Aqui, em Petrópolis, uma oficina foi montada, uma vez que o órgão não podia sair do município. Havia outras duas propostas de restauro, uma era da própria “Klais” e outra da Sonoridade Organi de Rodeio (SC) com o Mestre Jann. Porém, os cupins nunca paravam. No momento, estamos fazendo tudo o que é possível”, revela o frade.

Veja mais o trabalho de Frei Lauro Both, durante o restauro do órgão da Paróquia Bom Jesus dos Perdões de Curitiba (PR). A reportagem em vídeo é da Gazeta do Povo.

CONFIRA MAIS IMAGENS DO CONCERTO EM HONRA A MARIA