Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Como Santo Antônio ficaria entristecido com 33 milhões de brasileiros passando fome”, lamenta Frei Valdecir

13/06/2022

Notícias

São Paulo (SP) – Um bonito dia de sol, ainda que frio, marcou os festejos do querido e popular Santo Antônio, nesta segunda-feira, 13 de junho, na Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Clementino (SP).

No tríduo preparatório para o dia do santo, as Celebrações Eucarísticas tiveram como tema “Santo Antônio e o amor que nos põe em missão” e, do lado de fora da igreja, já havia o tradicional bolo de Santo Antônio, com as medalhinhas abençoadas. No dia 13 de junho, centenas de devotos passaram pela festa e puderam participar de uma das oito missas celebradas ao longo do dia, conhecer a tenda com artigos religiosos e lembranças, provar pães de mel recheados, o bolo de Santo Antônio e pastéis, feitos com cuidado e carinho pelos voluntários. Os frades se revezaram para permanecerem durante todo o dia em frente à igreja para dar a bênção a todos que quisessem e abençoar os pãezinhos, que eram distribuídos aos devotos e paroquianos.

 

O pároco, Frei Valdecir Schwambach, presidiu a Celebração Eucarística ao meio-dia e, em sua homilia, ressaltou “que estamos aqui para celebrar está memória, esta festa, do querido Santo Antônio”.

Segundo ele, sempre que se celebra um santo, não se celebra para no santo. “Nós não celebramos o santo pelo santo. Nós celebramos o que eles nos apontam, o que eles nos indicam, o que eles mostram, que é maior do que a pessoa do santo: eles mostram, apontam para o próprio Jesus. Nas orações da Missa, na Oração Eucarística de modo especial, nós rezamos, inclusive, que “unidos a eles, a todos os santos, possamos um dia chegar à glória da eternidade”, lembrou.

“Essa é a fé que a Igreja vai nos ensinando. Quando nós nos inspiramos olhando para a vida o santo temos a oportunidade de aproximar, de sincronizar a nossa vida. Por isso que hoje olhamos com carinho para avida Santo Antônio, percebemos que esse Santo tão extraordinário, tão próximo de cada um de nós, nos mostrando que o seguimento a Jesus é possível a cada um de nós”, ensinou o frade.

Frei Valdecir detalhou que na imagem de Santo Antônio, ele segura sempre o Menino Jesus nos braços, além da Sagrada Escritura e também em algumas imagens Santo Antônio está oferecendo o pão: “E nossa bênção de Santo Antônio quantas vezes está associada ao Pão de Santo Antônio?”

“A catequese desta imagem quer nos dizer que Santo Antônio está nos dando alguém que é maior do que sua própria pessoa. Se ele nos dá o pão, está nos lembrando Jesus no deserto saciando a fome da multidão. Nos relatos evangélicos aparecem muitas vezes Jesus diante da multidão que está com fome, sede, triste e  desamparada. E Jesus abençoa os pães, reparte e entrega aos necessitados.

                                                                    (toque nas imagens para ampliá-las)

Frei Valdecir lembrou que dados recentes mostrando que mais de 33 milhões de pessoas passam fome no nosso Brasil. “Como Santo Antônio ficaria entristecido de ver essa realidade no Brasil, na qual todos nós estamos inseridos!”, lamentou.

“Nesta celebração, nós queremos pedir para que Santo Antônio, tão próximo de cada um de nós, nos dê a mão, carinho e atenção. Se você faz esse gesto de doar, é sinal que você tem amor no coração.  Quem tem capacidade de doar o pão, está doando o seu coração”, completou o frade.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição