Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cardeal Damasceno Assis fala como recuperar os fiéis perdidos

30/10/2012

Notícias

Dom Raymundo Damasceno

Como a Igreja Católica pode responder à indiferença daquela parcela de população que não crê, que se afastou na religião ou que nunca a conheceu? Quem responde é o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal-arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

“Eu acho que é importante que nós saiamos ao encontro do nosso povo, sobretudo nas periferias de nossas grandes cidades. O Brasil, e eu diria a América Latina de modo geral, passam por um processo cada vez mais forte de urbanização. As populações estão se concentrando nas grandes e médias cidades. Hoje, no Brasil já cerca de 80% da população está vivendo nas cidades. Então, é claro que as cidades aumentam, crescem e nós muitas vezes não temos um número suficiente de ministros ordenados e muitas vezes também não temos o número suficiente de leigos preparados para atender as necessidades religiosas, espirituais desta população que cresce cada vez mais em nossas cidades”.

“De que maneira ir ao encontro deles? Criar centros de encontro das pessoas que vivem nestas áreas, criar pequenas comunidades, como vimos no Documento de Aparecida: fazer da Igreja uma rede de pequenas comunidades eclesiais, vinculadas à paróquia, à diocese, porque nós devemos sempre promover e estimular uma pastoral orgânica, de conjunto. Portanto, este trabalho não pode ser autônomo, não pode ser independente, como ocorre muitas vezes com nossos irmãos evangélicos”.

“Para isso, é necessário que se abra espaço à atuação do laicato; é claro também dos religiosos e religiosas, porque o padre sozinho não consegue atender a esta demanda da população mais distante da matriz, da sede paroquial propriamente dita”.

Para ouvir a entrevista em sua íntegra, clique:

franciscanos.org.br/wp-content/uploads/2012/10/00339010.mp3