Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Como Maria e Santo Antônio, levar Jesus ao mundo

31/05/2017

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Nesta quarta-feira, 31 de maio, dia em que a Igreja celebra a Festa da Visitação de Nossa Senhora, as paróquias de diferentes lugares celebram o primeiro dia da Trezena em honra a Santo Antônio. Às 15 horas, a comunidade do Convento e Santuário São Francisco, no centro de São Paulo, reuniu-se para a abertura da Trezena deste ano.

A missa foi presidida por Frei Gustavo Medella, que fará as pregações ao longo de toda Trezena. Em sintonia com o Ano Mariano, celebrado na Igreja do Brasil, o tema do dia foi: Santo Antônio e Santa Maria, visitai o nosso coração.

Recordando a festa celebrada pela Igreja neste último dia de maio, Frei Gustavo afirmou em sua homilia que a visita de Maria, assim como a de Santo Antônio, é a visita do próprio Jesus. Maria, ao visitar sua prima Isabel, levava Jesus no ventre, e Antônio, com o Menino Jesus nos braços, O apresenta ao mundo. “Ao pedirmos a Santa Maria e Santo Antônio que visitem o nosso coração, no profundo de nossos anseios está o desejo de recebermos em nós a visita do próprio Jesus que eles vêm nos trazer. Uma visita que nos muda, nos transforma, nos consola e nos preenche”, afirmou.

Em seguida, o frade recordou uma música do Padre Zezinho que diz: “Jesus Cristo me deixou inquieto/ nas palavras que ele proferiu./ Nunca mais eu pude olhar o mundo,/ sem sentir aquilo que Jesus sentiu”. E brincou, afirmando que todos devem se sentir inquietos diante da presença de Jesus, até mesmo Dona Esmeralda, de 101 anos, que estava na missa acompanhada de sua filha.

Frei Gustavo acrescentou: “Esta alegria que a presença de Jesus nos traz ao nos visitar, nós somos convidados a despertá-la nos corações de nossos irmãos e irmãs, especialmente daqueles que mais precisam”. E, como gesto concreto deste primeiro dia, deixou uma missão para os presentes: visitar um doente ou qualquer pessoa que necessite de uma conversa, uma companhia. “O importante é a disposição de sair de si para ir ao encontro do outro com o mesmo de Jesus, de Maria e de Antônio”, concluiu.

A Trezena no Convento e Santuário São Francisco acontece até o dia 12 de junho, de terça a sexta às 15h, domingos às 10h30 e às segundas-feiras ao meio-dia.
Nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), acontecerá uma celebração penitencial, às 9h. No sábado, às 16h, haverá um concerto de música erudita, com a Orquestra Arte Barroca e às 18h a Vigília de Pentecostes.