Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comissão do CPO começa a redigir documento final

20/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – O dia todo de hoje (20/11) no Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores (OFM), que está em andamento desde a última segunda-feira em Varsóvia, na Polônia, foi dedicado ao trabalho nos grupos linguísticos. O tema foi: “Propostas a respeito de mudanças ou melhoramentos nas tarefas das estruturas de animação e a respeito de eventuais estruturas novas a serem criadas”. Pergunta ampla e complexa.

Neste sentido foi também ampla e complexa a reflexão e a primeira tentativa de formular propostas concretas. Foram sucessivamente abordados os temas: Ministro geral, ministros provinciais, as conferências dos ministros provinciais, a união de conferências, e as secretarias gerais.

Além desses pontos abordados pelo “Instrumento de trabalho”, tratou-se também das custódias e do vigário geral. No fim do dia, a reflexão dos grupos foi recolhida numa sessão plenária. Simultaneamente foi nomeada a comissão para a redação do documento final.

Este documento, a exemplo de outros documentos, constará de duas partes. A primeira, terá a visão e os fundamentos teológicos e espirituais e, a segunda, as propostas a serem votadas e as sugestões a serem encaminhadas ao Capítulo Geral.

Apesar da complexidade do assunto e das várias línguas faladas, reina um ambiente muito fraterno, enriquecido com a particularidade das procedências, culturas e experiências. Hoje, também, com a chegada de Frei Gabriel Romero, o Conselho Plenário está completo.