2º Encontro de Jovens das Frentes de Evangelização da Província
29/06/2012
No último dia 28 de junho, reuniu-se no convento São Francisco em São Paulo a Equipe convocada para planejar o 2º Encontro de Jovens das Frentes de Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Dos jovens convidados conseguiram vir Marcelo e Cláudio (Curitiba), Márcio (Nilópolis), Priscilla (São João do Meriti) e Cristy (São Paulo). De frades estavam Frei Alvaci, Frei Diego, Frei Alexandre Verardi e eu, Frei Toni.
Era visível a boa disposição da equipe para a tarefa. Após rever a avaliação do 1º Encontro feita pelos jovens que participaram, passamos a sonhar o 2º Encontro que ficou assim planejado:
1. Quando e onde
De 12 a 14 de outubro de 2012, no Seminário de Agudos, SP. Chegada no dia 12 (sexta-feira, feriado) pela manhã, com celebração de abertura às 10:30 h. Encerramento com o almoço do domingo, dia 14(domingo).
2. Objetivos do encontro
• proporcionar aos jovens partilha da sua experiência de vida e missão;
• promover aprofundamento sobre os fundamentos da missão evangelizadora dos discípulos missionários de Jesus;
• Encantar os jovens com a espiritualidade franciscana, especialmente, desta vez, com a pessoa de Santa Clara;
• Informar e refletir sobre a Jornada Mundial da Juventude, em vista de uma participação qualificada na pré-jornada (nas bases), e na própria JMJ.
3. Lema do Encontro:
Como lema, escolhemos a frase de Santa Clara: “NÃO PERCA DE VISTA O TEU PONTO DE PARTIDA”
4. Perfil dos participantes:
O perfil continua o mesmo do 1º Encontro. Não se trata de um retiro, nem de um “encontro de despertar”. Também não será um passeio, embora deva ser prazeroso. Trata-se de um encontro de formação e mobilização, pensado para jovens já iniciados na fé e engajados nas diversas frentes de evangelização da Província. Ou seja, um encontro de multiplicadores.
A idade mínima é de 16 anos e a máxima de 30 anos. Quem for menor de idade precisa da autorização direta dos pais.
5. Vagas:
Em relação ao 1º Encontro, pensamos em aumentar consideravelmente as oportunidades de participação. As vagas foram assim distribuídas:
• 4 jovens por paróquia ou santuário;
• 20 jovens do DEC;
• 4 jovens do SEFRAS;
• 4 jovens frades da filosofia e 4 da teologia;
• Os aspirantes (que já vão estar lá no Seminário).
A frente que desejar mais vagas poderá solicitá-las. E mais: será que, além dos frades diretamente envolvidos no encontro, há outros que gostariam de participar? Pois também poderão se inscrever.
6. Custos:
• A viagem e a hospedagem serão por conta da frente que enviar os jovens. Pela hospedagem será cobrado, por cabeça, um total de R$ 110,00, a ser entregue no ato do credenciamento. Cada frente veja de que jeito vai dar conta deste investimento na juventude. Sugerimos que os próprios jovens tenham nisso uma participação.
• O material didático a ser utilizado no Encontro será custeado pelo Caixa da Província.
• Estamos buscando parceria para fazermos camisetas, caneca etc.
• Ao receber o kit do Encontro, cada jovem dará, do seu bolso, R$ 20,00 para complemento dos custos da hospedagem e despesas extras.
Fizemos também já o programa dos três dias do Encontro, montamos equipes de serviço e distribuímos as tarefas. Ficamos satisfeitos com o resultado da reunião: imaginamos que o encontro será frutuoso e prazeiroso.
Em breve enviaremos toda a programação, a ficha de inscrição e outras informações que se fizerem necessárias. Mas desde já avisamos que no Encontro vai acontecer uma noite cultural e também um momento de partilha das alegrias e desafios da caminhada. Preparem-se.
Soubemos que em vários lugares já há uma mobilização para o Encontro. Onde não há, que este comunicado possa despertar os frades e os jovens. Saudamos a todos e todas: Paz e Bem!
Pela Equipe, Frei Toni Michels