Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos”

08/12/2022

Notícias

No dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, ocorreu a renovação dos votos dos frades de profissão temporária da Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo (PR).

Este dia festivo principiou com a Fraternidade reunida na capela para solenemente celebrar as Laudes. Após a oração, os frades puderam desfrutar de um saboroso café da manhã, preparado pelos confrades que exercem o serviço fraterno na padaria. Terminado o café, iniciaram os preparativos para a Missa e acolhida daqueles que vieram celebrar no convento a Solenidade da Imaculada Conceição. Fizeram-se presentes na celebração alguns confrades da Fraternidade Bom Jesus dos Perdões e a Fraternidade Bom Jesus da Aldeia. A fraternidade das Irmãs Franciscanas de São José de Campo Largo também estiveram celebrando este dia solene com os frades.

A Missa foi presidida por Frei Daniel Dellandrea, guardião da Fraternidade e representante do Ministro Provincial. Durante a celebração, o frade, ressaltou que Maria ocupa um lugar de destaque e estrema importância na Vida Consagrada. Por ser aquela que deu seu sim à vontade de Deus, os frades devem espelhar-se na Virgem ao darem o seu sim para a vontade de Deus. Este sim dado por Maria, constantemente, deve questionar o sim que cada consagrado responde a Deus. Também, ressaltou uma outra nuance do sim de Maria: o servir. Maria coloca-se por inteira a serviço de Deus, para servir a construção do reino. O consagrado por excelência é aquele que serve, a Deus e aos irmãos. Portanto, a disponibilidade para servir deve estar no DNA do religioso.

Após a homilia, iniciou-se o momento da renovação dos votos. Frei Alexandre Magno Cordeiro da Silva, mestre, pelo nome chamou cada frade que iria renovar seus votos. Em seguida, deu-se a renovação da profissão em que os frades prometeram por mais um ano viverem em obediência, nem nada de próprio e em castidade observando a Regra de São Francisco de Assis. No fim da celebração, Frei Daniel, agradeceu a Fraternidade pelo ano que se passou, pelos desafios que juntos enfrentaram, mas com o espírito fraterno e o empenho de cada frade souberam enfrentar estes desafios. Além disso, agradeceu os confrades Frei Antônio Joaquim Pinto e Frei João Mannes, e na pessoa deles todos os professores que se dedicam ao ensino da filosofia aos frades da província.

Terminada a missa os frades foram para o convívio, momento que puderam estreitar os laços e vínculos de comunhão fraterna. Em seguida, foi servido um delicioso almoço festivo. Após o almoço foi celebrado os aniversariantes do mês de dezembro: Frei Dâmaso Muhepe e Frei João Mannes. O solene dia da Imaculada Conceição encerrou-se com frades estudantes preparando-se para irem para os estágios nas diversas da Província. Pois, inspirados pelo ensinamento de São Francisco “comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos”.


Texto: Frei  Bruno Almeida de Mello; Fotos: Frei Roger Strapazzon