Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa o segundo dia de trabalhos em Agudos

07/11/2012

Notícias

Moacir Beggo

Agudos (SP) – O segundo dia do Capítulo Provincial ordinário desta Província, que está sendo realizado no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), começou com a celebração Eucarística presidida por Frei Germano Guesser, pároco de Gaspar (SC), e concelebrada por Frei José Lino Lückmann e Frei Alex Sandro Ciarnoscki. A Missa desta quarta-feira (07/11) foi em memória a Santo Antônio de Santana Galvão, franciscano da nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Fundador do Mosteiro de Nossa Senhora da Luz, canonizado pelo Papa Bento XVI, em São Paulo, no dia 11 de maio de 2007.

Os textos bíblicos da liturgia deixaram claro que é a qualidade do testemunho de vida do evangelizador que dá credibilidade e legitimidade à Palavra que ele anuncia; e que ‘o mistério do Reino revelado aos simples e pequeninos, caminha na contramão do prestígio, da glória e dos aplausos. “É preciso mais cuidado ainda quando conhecemos Deus o suficiente, quando somos autoridades no assunto e já sabemos como Ele se manifesta, principalmente, como ele não se manifesta”, acrescentou Frei Germano.

Segundo ele, Deus sempre nos surpreende. “Surpreendeu aqueles que de acordo com a santa tradição esperava o Messias político; surpreendeu aqueles que piedosamente cumpriam suas obrigações; surpreendeu aqueles que achavam os justos perante a lei; surpreendeu quando optou pelos mais simples e humildes. Por que Deus escolheria os pequenos? Simplesmente porque era do agrado de Deus”, observou.

Frei Germano, disse que todos podem ter acesso a Deus. “A nós cabe o caminho das bem-aventuranças, superando o nosso orgulho diário, a nossa prepotência, a nossa arrogância, a nossa vaidade, o nosso complexo de autoridades no assunto”, completou, pedindo que Frei Galvão, homem da paz e da caridade, a doçura de Deus, rogue por cada um de nós.

Ontem à noite (6/11), Frei Antônio Michels apresentou o relatório referente ao Secretariado da Evangelização da Província, que integra o relatório do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel. Nesta manhã, os trabalhos prosseguem com a apresentação do relatório do Secretariado da Formação e Estudos, feito por Frei César Külkamp.