Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com show de Frei Florival, Sorocaba abre Mostra Internacional de Presépios

19/11/2019

Notícias

A Paróquia Bom Jesus dos Aflitos prepara uma noite muito especial para a abertura da Exposição Internacional de Presépios, trazendo o real sentido do Natal para Sorocaba. Nesta quarta-feira (20), feriado estadual pelo Dia da Consciência Negra, às 19h30, haverá o show de abertura “Na manjedoura, o salvador”, com Frei Florival e amigos. O evento marca abertura oficial da exposição.

A mostra traz mais de 80 presépios das mais variadas origens do mundo. Artistas locais, voluntários do litoral paulista e colaboradores internacionais confeccionaram os presépios com todo tipo de material. A ideia é representar a unidade na diversidade, promovendo a reflexão sobre o real significado do Natal.

Entre os destaques da exposição há o presépio montado dentro de um terrário. Há ainda o presépio japonês e outro feito de azulejos.

De acordo com o Frei Rozântimo Antunes Costa, vigário e organizador da exposição, a proposta é trazer a mensagem de conforto aos corações, com o nascimento do Menino Jesus, o real sentido do Natal. “Vivemos tempos difíceis, no qual o apelo comercial do Natal, muitas vezes, acaba prevalecendo na sociedade. A exposição vem nos mostrar que o Menino Jesus nasce de forma humilde na manjedoura, que pode ser o nosso coração. O Natal traz está mensagem, de amor incondicional à humanidade”, relata o sacerdote.

Frei Rozântimo conta que a montagem de presépio é uma antiga tradição franciscana. O primeiro presépio vivo foi organizado por São Francisco de Assis, no século XII, para demonstrar a humildade, e também a força, da noite do nascimento do Menino Jesus.

A Exposição Internacional de Presépios acontece de terça a sábado, das 8h30 às 19 horas. Aos domingos a mostra pode ser visitada após as missas das 7, 10 e 19 horas.

A Paróquia Bom Jesus dos Aflitos fica na Rua Péricles Pilar, 80 – Vila Hortência, em Sorocaba.