Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com retomada das atividades nas comunidades de fé, celebração do Abraço e da Esperança é cancelada

18/08/2020

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – “Foram sessenta celebrações em três meses que levaram, via internet, abraço e alento a familiares e amigos de mais de 300 irmãos e irmãs que faleceram durante este tempo de pandemia. Diante do altíssimo número de mortes registrado neste tempo por causa da Covid 19, pode até parecer pouco, mas representou tudo para aquelas pessoas que não tiveram outros meios para celebrar a despedida de seus entes queridos que partiram neste período”. Com estas palavras, o Secretário para Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Gustavo Medella, faz um balanço da repercussão alcançada pela Celebração do Abraço e da Esperança, uma iniciativa dos frades surgida com o objetivo de possibilitar às famílias um momento de despedida por ocasião da partida dos seus e que teve sua última edição nesta segunda-feira, dia 17 de agosto.  “A dor de tantas pessoas que estavam impedidas de velar e sepultar com tranquilidade os seus falecidos inquietou nossa fraternidade franciscana e nos fez buscar uma forma de estarmos próximos daqueles que viveram esta dura experiência”, recorda Frei Gustavo.

Segundo o frade, a ideia ganhou pronta adesão das Fraternidades convidadas a participarem do serviço. “Do Espírito Santo a Santa Catarina, todos os confrades e Fraternidades que foram convocados para esta empreitada deram prontamente sua resposta positiva pelo que, em nome da Província e de todas as famílias atendidas, sou profundamente grato. E este agradecimento se estende aos leigos e leigas destas comunidades que abraçaram com entrega e paixão este serviço gratuito e generoso às famílias enlutadas”, agradece.

Sobre a interrupção da iniciativa, Frei Gustavo explica: “Embora o número de mortes ainda seja muito alto e estejamos sentindo de forma muito viva a dor e o sofrimento provocados por esta pandemia, a retomada das atividades na maioria das comunidades de fé, com todos os cuidados necessários, tem permitido um acompanhamento local mais próximo a estas situações. Sendo assim, achamos por bem concluir esta atividade e orientar as pessoas que procurem suas comunidades mais próximas. No entanto, permanecemos em comunhão orante com todas as famílias enlutadas e nos mantemos atentos às possíveis necessidades pastorais que possam surgir nesta travessia que nossa sociedade vive”, salienta Frei Gustavo.

As celebrações realizadas encontram-se todas disponíveis na TV Franciscanos, pelo Youtube. A todos os que se envolveram na execução e na divulgação desta iniciativa, a Província Franciscana agradece.