Com cuidados sanitários, começa o Capítulo Provincial
22/11/2021
Agudos (SP) – Começam nesta terça-feira, 23 de novembro, as atividades do Capítulo Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, a assembleia que vai reunir 111 frades no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), de 23 a 30 de novembro. Esta assembleia vai definir a vida e a ação evangelizadora dos frades nos próximos três anos e também elegerá o novo governo provincial. Segundo o Visitador Geral e presidente do Capítulo, Frei César Külkamp, será também um momento celebrativo em que os frades estarão reunidos sob o tema e lema: “Juntos que se constroem os sonhos” e “Fraternidade contemplativa em Missão: nossa regra é o Evangelho, nosso claustro é o mundo”.
Esse momento especial na vida da Província, reúne frades que atuam nos cinco estados no território da Província: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina e da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Alguns frades não se veem há muito tempo, outros terão a oportunidade de se conhecerem durante o Capítulo.
NORMAS SANITÁRIAS
Pela primeira vez na história capitular da Província, um ritual diferente a chegada dos frades nesta segunda-feira, 22 de novembro, no Seminário Santo Antônio. Antes de pegarem as chaves para se dirigirem aos aposentos, os frades tiveram de se submter a testes rápidos de detecção da Covid-19. Esse processo foi gerenciado pelos profissionais do Serviço Franciscano de Solidariedade, Brayan Filipe Farias e Karin Schimd. Essa foi uma importante iniciativa tendo em vista que ainda são necessárias medidas preventivas que garantam a segurança sanitária e o bem-estar de todos. Além dos testes, os frades são obrigados a usarem máscaras na Sala Capitular, na capela, enquanto se serve da refeição, não esquecendo da higienização das mãos com álcool em gel.
No Seminário de Agudos foi dia de acertar os últimos detalhes para a grande assembleia. Na principal casa de encontros da Província, internamente a preocupação é com a hospedagem de cerca de 133 pessoas envolvidas no evento, já que além dos frades capitulares estarão presentes no evento os postulantes, um noviço e alguns colaboradores. De telhado novo, o belo Seminário já está pronto para o evento, sempre com a supervisão do guardião Frei James Neto, que não para um minuto. Cuida de todos os detalhes para que os frades encontrem um bom ambiente nesses dias. Já o Vigário Provincial e secretário da Província, Frei Gustavo Medella, prepara o material para os capitulares seguirem os trabalhos até o dia 30 de novembro.
O PRIMEIRO DIA
O Capítulo será aberto na Celebração Eucarística, às 8 horas, desta terça-feira (23/11). Às 9h30, na Sala Capitular, terão início os trabalhos com a instalação do Capítulo. Às 10 horas, os frades iniciarão o retiro e o frade capuchinho gaúcho, Frei Luiz Carlos Susin, conduzirá esse momento reflexivo. Susin é frei capuchinho, mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Leciona na PUCRS e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Estef, em Porto Alegre. Dentre suas obras, destaque para “Teologia para outro mundo possível” (Paulinas, 2006).
AS ELEIÇÕES
Segundo a agenda do Capítulo, o novo Ministro Provincial será eleito e tomará posse no dia 27 de novembro, um sábado. Para chegar a esta eleição, seguiu-se o seguinte ritual. Primeiro, houve uma sondagem e, na sequência, um escrutínio, que apontou dez nomes para serem enviados à Cúria Geral em Roma. Destes, foram homologados, pelo Ministro Geral e seu Definitório, cinco nomes que constarão nas cédulas em Agudos. Para ser eleito, um dos nomes deverá receber maioria absoluta – metade mais um – dos votos de todos os frades com direito a votar. Caso contrário, naquela noite, será feita nova eleição segundo as orientações dos Estatutos da Província. No dia 28 ainda será feita uma prévia para Vigário Provincial e Definidores. A eleição, contudo, acontecerá na segunda-feira, dia 29 de novembro. O novo governo tomará posse na Celebração Eucarística do dia 30, às 18h30.
A função de Ministro Provincial e Vigário é eletiva para seis anos (podem ser reeleitos para mais um triênio). Os Definidores, contudo, são eleitos para um triênio e podem ser reeleitos por dois triênios.
Nos Estatutos da Província, todos os frades professos solenes são capitulares. Há aqueles frades que têm responsabilidades ou encargos, como os guardiães, os definidores etc, que, por dever de ofício, devem participar e os outros que se inscrevem livremente. Em si, todos os frades de profissão solene podem participar do Capítulo, mas nem todos vão participar deste. Um total de 133 inscritos estarão em Agudos.
LEIA MAIS SOBRE O CAPÍTULO NO ESPECIAL
Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.