Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Admissão dos noviços de Angola: “Revesti-vos do homem novo”

13/01/2022

Notícias

Assim como nos demais anos, a Fraternidade Santo António, Noviciado São José-Quibala, KS, na manhã de oração (Laudes), Frei António Boaventura Zovo Baza, delegado do Ministro Provincial, acolheu às 7h do dia 8 de janeiro (sábado), na igreja Santo António, 7 postulantes que desejam viver intensamente o seu ano de provação: Frei Daniel Bungwe Soma, Frei Dionísio Katengue Tchingui, Frei Eduardo César Himi, Frei Francisco Pedro Kapapelo Tchitacumula, Frei Manuel Franco Munungo, Frei Luís Manuel Mugiba e Frei Pedro Caiombe Samuco.

Frei António iniciou a sua reflexão lembrando a caminha de Jesus para Jerusalém. Mostrando que não precisamos de um dia especial ou diferente para nos encontrarmos com o outro para acolhê-lo. O encontro se dá no ordinário.

O que fez com pessoas fossem ao encontro de Jesus, não é o seu poder ou realeza, mas sim, o seu modo de vida, o seu olhar e as suas fortes palavras. Diz Jesus no Evangelho: “Quem tem a mão no arado e olha para traz não é apto para o reino dos céus”. As respostas dadas por Jesus nos seus encontros são tanto quanto enigmáticos, difíceis de entender numa leitura apressada. Mas devemos compreender que a experiência íntima com Jesus é de nos conduzir a uma fé madura e firme. E este é o tempo propício para esta experiência. Relatou Frei António meditando as palavras do Santo Evangelho.

Continuando, salientou que, Jesus ao falar que “os pássaros têm os seus ninhos e as raposas as suas tocas, porém, o Filho do Homem não tem por onde reclinar a cabeça” exorta-nos que a vida quotidiana tem a sua segurança própria que é natural. Algumas centradas nos bens matérias, mas ainda assim, permanecendo inseguros. Reclinar a cabeça é descansar, acalentar e sentir-se seguro. Na nossa vida encontraremos espinhos e também alegrias, mas a nossa segurança está fundamentada na fé em Jesus Cristo. Como nos diz São Paulo na carta aos romanos no seu capítulo 8, versículo 28 “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio”. Anunciar o reino de Deus é viver com perfeição o amor, que é o vinculo de toda a perfeição. Ter amor é anunciar a Boa Nova. O Senhor nos chama a uma relação íntima e verdadeira com o próximo. Portanto, rezemos pelos nossos irmãos que hoje iniciam o seu tempo de noviciado”, conclui o delegado do Provincial.

Depois de uma breve reflexão, o Mestre dos Postulantes, Frei Laurindo Lauro da Silva, fez a chamada dos postulantes, a fim de serem interrogados e admitidos, pelo delegado, como noviços da Ordem dos Frades Menores. Após a vestição, os noviços, em direção a imagem de José, padroeiro do Noviciado, rezaram pedindo sua intercessão pelo novo ano de formação que se inicia.

Frei António, por fim, confiou está nova experiência que se inicia ao mestre, vice- Mestre e ao guardião desta mesma Fraternidade do Noviciado, a fim de fazê-los descobrir e vivenciar a vida e a Regra do frade menor.

A partir desta celebração, os noviços sob orientação do Mestre Frei Marco Antônio dos Santos e da Fraternidade do Noviciado passam a serem chamados de Frei.


Frei Pedro Isaías Luisa Vitangui