Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebrações de junho fortalecem a fé e a comunhão do povo de Malange, em Angola

23/06/2025

Notícias

No mês de Santo Antônio, a comunidade da aldeia Quissol, em Malange, Angola, viveu momentos especiais de muita partilha e comunhão.

Durante o Tríduo do santo franciscano, nos dias 12, 13 e 14 de junho, na Paróquia Santos Mártires de Uganda, no Centro Santo Antônio, sob a luz do tema: “Vida e obra de santo António”, conduzidos pelo Frei Valter Muhongo Quimbundo, os fiéis viveram momentos de grande alegria e devoção.

Em sua reflexão do primeiro dia do Tríduo, o frade falou sobre passagens importantes da vida do Santo, em um trabalho catequético relevante para a comunidade, trazendo informações como: o ano de nascimento de Santo Antônio, seu nome de batismo, sua transição da Ordem Agostiniana para os franciscanos, a ocasião de seu falecimento e sua canonização. Dados importantes, que ajudaram o povo a conhecer mais a vida do seu padroeiro.

No segundo dia do tríduo (13/06), um menino nascido na comunidade, naquela madrugada, recebeu o nome de Antônio, em honra ao santo. Bem cedo também, às 6h30 (horário local), os fiéis participaram da Santa Missa, que se estendeu com as bênçãos nas aldeias do Quissol e Catunga. Ambas estão localizadas na província de Malange, em Angola, e estão situadas na área rural daquela região. A proposta do dia foi olhar para “As Virtudes de Santo António”, tema partilhado pelo Frei Francisco Fernando Kanhanga Tchingandu. No começo da noite, o povo, em festa e firme na fé, reuniu-se na entrada da aldeia. Eram jovens, crianças e adultos vindos de todas as comunidades da região paroquial, para acompanhar a procissão de velas com a imagem do santo. Na ocasião, de forma peculiar, os fiéis reunidos apresentaram suas súplicas a Santo Antônio, de forma única, sincera e democrática, na qual todos podiam expressar a sua fé. A noite foi encerrada com um filme sobre o santo e atividades culturais.

No terceiro e último dia da Festa de Santo Antônio (14/06), no período da manhã, Frei Santana Sebastião Kafunda (pároco), celebrou a Missa Patronal, com administração do sacramento do batismo para adultos e crianças, bem como a Primeira Eucartistia de 14 irmãos.

Os dias de louvor a Santo Antônio revelaram o quanto a presença franciscana tem preenchido positivamente a vida do povo e permitido que todos vivenciem um encontro especial com Deus.


Frei Evaristo Seque Joaquim