Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Peregrinação e reflexões marcam festa de Santa Clara em aldeia angolana

11/08/2025

Notícias

A comunidade de Santa Clara de Assis, da aldeia rural Dala Cachibo, na cidade de Quibala, em Angola, celebrou com alegria e devoção a sua padroeira, Santa Clara, neste dia 11 de agosto. Foi uma ocasião especial para renovar o compromisso de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, inspirados pela espiritualidade clariana.

As celebrações começaram na sexta-feira (08/08) e culminaram nesta segunda-feira, dia solene dedicado à Fundadora das Irmãs Pobres. Durante esse período, Frei Paulo Ngungu Ngumbe Gabriel e Frei José Cambanda Catimba conduziram as reflexões com os fiéis, nas quais ressaltaram a experiência do encontro de Santa Clara de Assis com Jesus Cristo crucificado, pobre e humilde, encarnado e eucarístico. Os frades também falaram sobre como Santa Clara, no silêncio feito oração, contemplação e missão de sua vida enclausurada no mosteiro de São Damião de Assis, soube clarear e irradiar para suas irmãs a beleza e a força dessa união espiritual com o Filho de Deus, que se fez nosso caminho para nos conduzir a Deus Pai.

Um dos momentos marcantes foi a peregrinação com a imagem de Santa Clara por diversos pontos da aldeia. A caminhada, acompanhada pela oração do Santo Terço e por cantos de júbilo e louvor a Deus Pai, fonte de todo bem, foi mais do que uma expressão viva da piedade popular. O momento representou também uma oportunidade para os fiéis agradecerem pelos inúmeros benefícios concedidos por Deus, por seu Filho Jesus Cristo e pelo Espírito Santo, por intercessão da santa franciscana.

Vale destacar que Dala Cachibo é uma das sete aldeias assistidas pelos frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), presente no território onde está a Fraternidade de Santo Antônio. Aos finais de semana, os frades são enviados em missão, percorrendo longas distâncias, com o objetivo de animar a fé dos fiéis, celebrar os mistérios da nossa salvação e manter um apostolado de proximidade com essas comunidades, que se dedicam principalmente à atividade agrícola.


Frades em ano Missionário em Quibala