Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebração dos 800 anos da Regra Não Bulada em Fonte Colombo

23/06/2021

Notícias

No dia 21 de junho de 2021, o site “Frontiera” de  Rieti informou que os frades franciscanos se reuniram em Fonte Colombo para celebrar o oitavo centenário da Regra Não Bulada.

O retorno às origens para o mundo franciscano. E a fonte é essa forma vitae que São Francisco escreveu no vale de Rieti. A caminho de 2023, data do oitavo centenário da Regra Bulada e do presépio de Greccio e do início de uma série de outras efemérides franciscanas que marcam oito séculos (em 2024, os estigmas do Monte Alverne; em 2025, o ‘Cântico das Criaturas’; em 2026, a morte de São Francisco). Entretanto, a peregrinação organizada pelos Frades Menores da Itália central quis recordar os oitocentos anos da Regra anterior composta por São Francisco: aquela que não foi timbrada, no sentido de que não foi submetida ao “carimbo” pontifício. No entanto, o Poverello de Assis falou com Honório III, assim como com seu antecessor Inocêncio III, que já havia aprovado sua experiência espiritual apenas oralmente. E o Papa Honório estava frequentemente em Rieti naquela época.

Os Frades menores das quatro províncias italianas (Lácio-Abruzzo, Umbria, Toscana e Marcas) fizeram uma peregrinação a Rieti, onde o santo passou em 1221 e depois a Fonte Colombo, onde dois anos depois escreveria a “constituição” definitiva da Ordem. O convite foi estendido também aos demais franciscanos (capuchinhos e conventuais) presentes na diocese (em Leonessa e na fraternidade minoritária de São Rufino) e aos Irmãos Menores da Puglia que trabalham em Accumoli. Também da Cúria Geral de Roma veio o Ministro geral da Ordem, Frei Michael Perry.

A jornada dos frades continuou na Fonte Colombo, para a “celebração itinerante da Regra” e almoço em fraternidade.

Em 1221, Francisco apresenta a segunda Regra (Não bulada ou não aprovada por bula papal), que Frei Cesário de Espira, versado em Sagrada Escritura, adornou com muitos textos bíblicos (Fontes Franciscanas).


Fonte: site OFM e www.frontierarieti.com