Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Carta da OFS sobre o desarmamento

20/01/2019

Notícias

Como portadores de PAZ e lembrando-se de que ela deve ser construída incessantemente, procurem os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos mediante o diálogo, confiantes na presença do germe divino que existe no homem e na força transformadora do amor e do perdão. (Regra19)

 

Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2019

Vivemos tempos confusos, nos quais o nosso posicionamento de fé precisa ser bem claro e profético; e nada melhor que ir às fontes de nosso carisma para saborear a vivência dos que nos antecederam e, assim, encontrar fertilidade nos momentos de deserto.

Revisitamos, portanto, a nossa primeira Regra da Ordem Franciscana Secular, Memoriale Propositi, de 1221, na qual somos conclamados a não receber e nem levarmos conosco armas mortais contra quem quer que seja. Contemplamos, assim, um dos nossos maiores tesouros pelos séculos de franciscanismo: uma postura de Paz e contra o armamento, claramente inspirada em Francisco de Assis.

Em memória bem mais recente, ouvimos ecoar as palavras do nosso então ministro nacional, José Carlos Andrade, que nos exortava a respeito da cultura da Paz por ocasião do referendo sobre desarmamento da população por meio da circular 11, do dia 27 de agosto de 2005. Assim nos disse: “Devemos criar cada vez mais uma cultura de paz. Todos os franciscanos têm um desígnio de paz para o mundo. A paz faz parte da identidade dos franciscanos, que usam a Paz e o Bem como forma de saudação. Devemos em todo o tempo defender firmemente a paz. A ORDEM FRANCISCANA SECULAR deve defender, propagar e buscar sempre o caminho da paz, da unidade e dos entendimentos fraternos mediante o diálogo.”

Como base para sua circular, usou a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2005, com o tema “Solidariedade e Paz”, que incentivou as Igrejas no Brasil a se unirem na oração e na promoção da cultura de paz, e a NOTA emitida pela 43ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Itaici– SP, de 9 a 17 de agosto de 2005, a respeito do Referendo sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munição, que aconteceu no dia 23 de outubro daquele ano, quando na ocasião o povo foi convocado a se pronunciar sobre o aludido desarmamento. Os Bispos reunidos nesta Assembleia se posicionaram a favor da proibição do comércio de armas de fogo e munição em todo o território nacional. E conclamaram os cristãos e todas as pessoas de boa vontade a votar SIM neste Referendo.

Da mesma forma, ao final da circular, nosso irmão José Carlos exortou a todos os irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular do Brasil, em união com toda a Igreja, a se posicionar em favor da proibição do comércio de armas de fogo e munição. E, da mesma forma, nos CONCLAMOU a votarmos SIM pelo desarmamento.

Novamente estamos sendo desafiados a darmos uma resposta firme em favor da Paz. Nosso lema e saudação nos impulsiona a dizermos SIM à vida e NÃO às armas e, por força de nosso carisma, não cabe qualquer outra interpretação diferente desta.

Nos preparativos para a celebração dos 800 anos do encontro entre Francisco de Assis e o Sultão Malek Al-Kamil recordemos a força do encontro e do diálogo do Pobrezinho de Assis que marcou para sempre a história da humanidade com seu coração livre e suas mãos desarmadas.

Fraternalmente e, à exemplo do Seráfico Pai, “comecemos, irmãos, a servir ao Senhor nosso Deus, porque até agora pouco resultado obtivemos” (LM XIV 1,3)

Maria José Coelho, Ministra Nacional

Hélio Gouvêa, coordenador JPIC

Ordem Franciscana Secular do Brasil
Rua Adro de São Francisco, s/n, Saúde. Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20081-290
Fone: +55 (21) 2240-4565. Email: ofsbr@terra.com.br / comunicacaoofsbr@gmail.com
Site: www.ofs.org.br