Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens iniciam primeira etapa de formação na Jufra

06/05/2014

Notícias

jufra2

No último domingo de abril, o Secretário Fraterno da Juventude Franciscana (Jufra) do Regional Sudeste II, Victor Hugo Lins, deu início à etapa inicial de formação de cinco jovens iniciantes que desejam conhecer e vivenciar o ideal franciscano de vida em toda a sua dimensão humana e cristã.

Os jovens da Cidade de Duque de Caxias (RJ) participaram do primeiro encontro da etapa que tem como objetivo fazer com que os jovens conheçam a história da Jufra e sua estrutura, além de aprofundar os valores humanos e cristãos, bem como para discernimento, crescimento e compromisso com a vida franciscana secular.

No final da etapa, o secretariado regional visita a fraternidade local e realiza o encontro inicial da Formação Básica e a celebração em que os jovens farão o compromisso do jufrista, ocasião na qual a fraternidade passará a existir oficialmente.

Finalizando o encontro, o secretário fraterno regional fez votos de que os jovens sejam perseverantes no seguimento do Santo Evangelho nos passos de São Francisco e de Santa Clara de Assis.

jufraConheça a Jufra

A Juventude Franciscana do Brasil é formada por aqueles jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer uma experiência de vida cristã e de seguimento do Santo Evangelho à luz da mensagem de São Francisco e de Santa Clara de Assis. Sua proposta é oferecer aos jovens assumam o compromisso de um ideal de vida evangélica inspirado na espiritualidade franciscana.

A Jufra possui como característica essencial, a caminhada de formação de seus jovens, que apresenta Diretrizes de Formação que são seguidas por todas as fraternidades do Brasil, para o melhor engajamento dos jovens, despertando-os para testemunhar sua fé no mudo, promovendo a paz e o bem, amando os pobres com alegria e valorizando toda a obra da Criação.

A Jufra está presente em todos os Estados do Brasil, subdivididos de acordo com o Estatuto Nacional em 16 Regionais, sendo que atualmente está em experiência o Regional NE (Nordeste) B4 da Bahia, somando, no entanto 17 regionais que estão agrupados em 6 áreas – Norte, Nordeste A, Nordeste B, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Contamos com aproximadamente 335 fraternidades, com mais de quatro mil jufristas, distribuídos de norte a sul do país, entre Jufra, Mini Jufra, Micro e infância Franciscana.