Carreata e cavalgada na festa de São Cristóvão em Agudos
27/07/2015
Missa tradicional na cidade foi realizada na manhã deste domingo (26); Celebração comemorou também os 117 anos da cidade de Agudos, que está de aniversário nesta segunda-feira (27)
A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realizou na manhã deste domingo (26) a tradicional Missa de São Cristóvão no Cruzeiro da Vila Honorina. A Santa Missa, presidida pelo pároco Frei Ademir Sanquetti e concelebrada por Frei Paulo César Magalhães Borges, do Seminário Santo Antônio, celebrou também o aniversário da cidade de Agudos, que hoje (27), completa 117 anos de fundação. Neste ano, mais de 1.400 pessoas participaram da festa.
Durante a Missa, Frei Ademir fez questão de colocar São Cristóvão como modelo para todos os motoristas, contando a história do santo. “São Cristóvão serve como exemplo de amor e fé para nossa caminhada”, completou.
Ainda, durante suas palavras, parabenizou a cidade de Agudos pelos 117 anos, deixando uma mensagem de paz e unidade. “Celebremos o aniversário do nosso município com fé, ânimo, saúde, paz. Ajudemo-nos uns aos outros, pois é disso que precisamos”, disse.
A celebração terminou com a bênção de Nossa Senhora Aparecida pelo Dia dos Avós. Após, os presentes seguiram em carreata e cavalgada até a Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos para bênção. No total, foram abençoados mais de 700 meios de transporte, entre caminhões, carros, motos, bicicletas, ônibus, vans e cavalos.
Ao longo de sua vida, São Cristóvão converteu ao cristianismo milhares de pessoas e, nos dias atuais, é reconhecido como o padroeiro dos viajantes e motoristas, tendo em vista que usou o seu próprio corpo como meio de transporte para as pessoas.
Após converter-se e batizar-se, ele decidiu praticar um ato de caridade ajudando as pessoas a atravessarem um rio perigoso. Certo dia, depois de ajudar um menino na travessia, disse-lhe: “Menino, pesas tanto como se eu tivesse o mundo sobre os meus ombros”. “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”. E assim se cumpriu.
Vale ressaltar que o nome “Cristóvão”, vindo do grego, quer dizer “aquele que carrega Cristo” e é também um convite para que nós “carreguemos” Cristo em nosso coração e em nossas vidas.
Isabela Gaspar, Pastoral da Comunicação (PasCom), especial para este site