Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cardeal é internado em São Paulo

02/06/2015

Notícias

domp-paulo-600O arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Paulo Evaristo Arns, de 93 anos, foi internado segunda-feira (01/06) no Hospital Santa Catarina, na região da Avenida Paulista.

De acordo com a assessoria da Arquidiocese de São Paulo, o cardeal estava no convento onde mora, em Taboão da Serra, na região metropolitana, e passou mal pela manhã. “Foi levado para o Hospital Santa Catarina e segue internado para a realização de exames. Não temos ainda nenhum boletim médico do Hospital com detalhes do estado de saúde dele”, diz a nota.

Quadro clínico

Ao longo do dia, “o quadro de saúde apresentou melhora”, mas o arcebispo passou a noite na unidade para realizar exames e diagnosticar a origem do mal-estar. O arcebispo esteve internado no mesmo hospital em 2011, para tratar de uma infecção pulmonar decorrente de cirurgia para extração da vesícula.

História 

O religioso é um dos principais nomes da luta em defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar. Em 1972, ele criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, que articulou denúncias contra abusos do regime.

O arcebispo franciscano também fundou o projeto “Brasil: Nunca Mais”, que reuniu documentos oficiais sobre o uso da tortura durante o regime militar no Brasil. A iniciativa ajudou a sistematizar informações de mais de 1 milhão de páginas de 707 processos do STM (Superior Tribunal Militar). O relatório obtido teve papel fundamental na identificação e denúncia de torturadores do regime e no esclarecimento de assassinatos e desaparecimentos.

Com sua irmã, a pediatra Zilda Arns Neumann, (que morreu no terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010), Dom Paulo implantou em 1985 a Pastoral da Criança, cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças em seu ambiente familiar e em sua comunidade. (CM-agências)

Fonte: Rádio Vaticano