Captação de recursos para projetos de formação e de missão
28/05/2015
Frei Walter de Carvalho Júnior
Santa Maria dos Anjos (Assis) – Frei John O’Connor, americano, assistente executivo do escritório de captação de recursos da Ordem, expôs aos Capitulares, na manhã do dia 28, opções para a continuação do trabalho em vista de projetos de formação e missão da Ordem, sobretudo nos países mais pobres em que os frades se fazem presentes.
Disse que províncias tradicio- nalmente com melhores condições de ajudar, em termos financeiros, a Cúria Geral a administrar seus projetos, hoje, por diversos motivos, já não são como antes. Porém, afirmou que há muitas pessoas interessadas em ajudar quando têm à frente projetos claros e que se desenvolvem a partir de três princípios: transparência, uso ético e solidariedade.
Já no período da tarde, por videoconferência, Valerio Melandri, professor da Universidade de Bologna e professor convidado da Columbia University, que mora em New York, expôs a “filosofia” do fundraising, mostrando que este pode ser promotor de sociedade e civilidade, quando é bem feito. Explicou inclusive a diferença que há entre o fundraising que se faz nos Estudados Unidos e o que é feito em outras partes do mundo, inclusive na América Latina.
Um pouco antes do almoço, o prefeito de Assis esteve na Domus Pacis para saudar os Capitulares. Lembrou que há algum tempo a cidade foi declarada pela UNESCO patrimônio da humanidade.
Ressaltou a importância da boa relação entre o poder público e os frades menores, e o caráter espiritual de referência para o mundo que a cidade comporta. Afirmou que não é possível administrar Assis sem considerar a herança que Francisco e Clara – e seus companheiros/as – lhe deixaram. Lembrou, por fim, que as pessoas, aos milhões, que anualmente acorrem à cidade, o fazem esperando ser acolhidas, o fazem “esperando serem esperadas”, pois trata-se da cidade seráfica de Francisco e Clara.
Em duas sessões do dia, as comissões estabelecidas começaram a discutir os temas específicos que emergiram desde o início do Capítulo.