Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Capítulo se encerra com tomada de posse dos Definidores

13/11/2012

Notícias

 

Na segunda-feira (12/11), os trabalhos capitulares terminaram às 12 horas e os 103 frades seguiram para a Capela do Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), para participar do Rito de Posse dos novos Definidores, eleitos no Capítulo Provincial no último domingo (11).

O secretário do Capítulo, Frei Adriano Freixo Pinto, leu, para toda a fraternidade presente, a Ata da eleição dos Definidores, e fez a chamada de cada um dos eleitos – Frei Evaristo Spengler, Frei Germano Guesser, Frei João Mannes, Frei José Francisco de Cássia dos Santos, Frei Evandro Balestrin e Frei Mário Tagliari – que se aproximaram do Ministro Provincial e presidente do Capítulo, Frei Fidêncio Vanboemmel, e do Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit.

Ajoelhados, o Ministro Provincial confirmou os eleitos dizendo: “Eu, Frei Fidêncio Vanboemmel, pela autoridade de que estou investido, vos confirmo, caros irmãos aqui presentes (cita os nomes), como Definidores desta Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, conferindo-vos toda a autoridade que os Definidores Provinciais costumam ter, segundo as Constituições de nossa Ordem e os Estatutos Particulares desta Província. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Os Definidores, por sua vez, recitaram juntos a Promessa de cumprir os deveres do cargo: “Com o auxílio da Santíssima Trindade, da Imaculada Virgem Maria, de nosso Patriarca São Francisco, de todos os Santos e Santas da nossa Ordem, prometo cumprir fiel e zelosamente, os santos deveres do meu cargo, que, pela bondade de Deus, me foram confiados em santa obediência, nesta nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição”. Em seguida o presidente fez a oração final e saudou os novos Definidores que farão parte do novo governo provincial, agradeceu aos capitulares e fez um agradecimento muito especial aos Definidores que trabalharam no último triênio.

E os novos Definidores já começaram a trabalhar. Logo depois do almoço fizeram a primeira reunião do governo provincial, para estabelecer a agenda dos próximos compromissos, especialmente do Congresso Capitular, que começa no dia 30 de novembro. O secretário atual, Frei Walter de Carvalho Júnior foi confirmado no cargo.