Capítulo Provincial: Evangelização em foco
06/11/2024
O terceiro dia do Capítulo Provincial foi dedicado à reflexão sobre a Evangelização realizada pelos frades da Província em cada uma de suas presenças e Obras, dividida metodologicamente em cada uma das cinco Frentes de Evangelização: Comunicação, Educação, Missões, Paróquias e Santuários e Solidariedade para com os Empobrecidos, incluindo trabalhos que abarcam cada uma delas, como o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), além da Evangelização com as Juventudes.
Os mais de 100 frades reunidos no Seminário Santo Antônio, de Agudos (SP), rendem graças a Deus pelo tempo propício à realização do Capítulo Provincial 2024. O clima ameno e ocasionais chuvas têm afastado os incômodos dos insetos, em sua maioria, já que esta casa é cercada pelo verde e afastada da cidade.
O dia começou com a Celebração Eucarística presidida por frades que, atualmente, residem em fraternidades do Estado do Espírito Santo. A liturgia escolhida foi a missa votiva ao Seráfico Pai São Francisco de Assis, a quem os frades recorrem por intercessão a Deus, nos trabalhos que empreendem por estes dias.
Já na Sala Capitular, os trabalhos foram introduzidos por um momento orante dirigido por Frei Almir Ribeiro Guimarães, frade que celebrou 86 anos de vida nesta quarta-feira, 6 de novembro. Com seu jeito característico de palestrar, o decano do Capítulo motivou os frades à reavaliação de sua própria paixão pela evangelização, razão de ser da Ordem. Sua caminha religiosa e sabedoria, resultaram em importantes questionamentos para os capitulares: “Se desde os primeiros anos de vida religiosa não cultivarmos as ‘chispas’(faíscas) da paixão pela evangelização, de que adiantarão os anos que se seguirão na Ordem?”. E continuou: “O que nos faz viver? O que está dando sentido à vida dos evangelizadores? Como ressoa dentro de cada um aquela frase do apóstolo: ‘Ai de mim, se não evangelizar?’. Porque dar a nossa vida a essa causa? Por que e para que ir pelo mundo? O que nos faz viver? Que fogo existe em nós? Que ‘chispas’ crepitam?”. Sem dúvida, as palavras reacenderam o anseio pelo crescimento e renovado compromisso com a missão que norteariam os frades nas reflexões que se seguiriam.
Assim, os frades foram divididos em grupos para ouvir as reflexões e proposições de cada uma das Frentes de Evangelização. Puderam contribuir com seu próprio ponto de vista a fim de que os encaminhamentos a serem dados após o Capítulo sejam fruto do trabalho conjunto de muitas cabeças e corações, todos desejosos de uma Província sempre mais evangelizadora. A seguir, segue um elenco resumido das reflexões realizadas:
Comunicação
- Construção de um Plano de Comunicação Provincial no qual sejam distintos os diversos públicos a quem comunicamos: colaboradores e voluntários, frades da Província e de outras entidades, simpatizantes do carisma franciscano, com métodos e instrumentos diferenciados;
- A comunicação interna estaria focada à espiritualidade franciscana e demais diretrizes de atuação provinciais.
- Promoção de encontros formativos para apresentar técnicas para utilização e presença nos diversos meios de comunicação.
- Reorganização da comunicação da Sede Provincial, novamente diferenciando os diferentes públicos, abarcando tanto o Site Franciscanos, quanto os canais de publicação e comunicação internos.
- Reforço ou reposicionamento da marca “Franciscanos” para uma comunicação mais assertiva e com maior alcance.
- Curadoria do serviço de conteúdos para formação para o público em geral.
- Assessoria dos trabalhos de Animação Vocacional nas mídias digitais.
Educação
- Preservação e difusão do carisma através de uma formação continuada nas instituições de ensino da Província aos colaboradores e alunos.
- Desenvolvimento integral da pessoa humana, com a promoção do humanismo solidário e oferecendo respostas às necessidades sociais.
- Fortalecimento da identidade franciscana institucional, especialmente no que tange a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental através do cuidado com a Casa Comum através de políticas de ação e projetos de conscientização.
- Eloquência do testemunho de vida no contexto educacional.
- Pergunta-se: Com o crescimento das Obras ligadas à educação, não seria possível pensar a reunião das mesmas em uma única entidade de ensino?
- Como aumentar a visibilidade do profetismo evangélico franciscano através destas obras?
- Como aumentar a participação dos frades em atividades nas unidades de ensino próximas?
Missão
- Propõe-se a abertura de uma nova fraternidade em Angola, com missão específica de atuar no serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
- Busca-se novas formas que possam promover o autossustento da futura Custódia através de seus trabalhos oferecidos à sociedade e à Igreja.
- Reafirmando a natureza missionária da Ordem, pergunta-se sobre quais as novas possibilidades de missão que possam ser assumidas pela Província seja no Brasil, em Angola, ou outras áreas do mundo.
- Pergunta-se: Como as Frentes de Evangelização no Brasil podem interagir e modo mais eficiente e propositivo no amadurecimento institucional e evangelizador em Angola?
- Entende-se como um passo natural que, num futuro próximo, assim como os frades brasileiros estão em missão em Angola, frades angolanos possam vir ao Brasil para colaborar com a missão da Província no país.
Paróquias e Santuários
- Pode-se crescer na partilha do Plano de Evangelização com os leigos que colaboram com a missão dos frades em cada presença.
- Deve-se continuar a celebrar os contratos que regem a presença de cada fraternidade e a atuação dos frades em cada Igreja Particular.
- Produzir o ofertar material celebrativo para que as datas franciscanas possam ser celebradas por todas as fraternidades, fomentando a cultura franciscana.
- Pensa-se que as atividades vocacionais possam ser organizadas em comunhão com as Igrejas Particulares.
- Sente-se que é necessário fortalecer a equipe de Animação da Frente das Paróquias e, inclusive, criar um conselho de leigos desta frente para ampliar o fórum de discussão.
- Planejar linhas de ações concretas junto com o serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Solidariedade e Justiça, Paz e Integridade da Criação
- Propõe-se a constituição de um Conselho de JPIC na Província, como fórum de discussão deste serviço tão próprio do carisma franciscano, para que propostas de atividades concretas possam ser amadurecidas e oferecidas às fraternidades e obras.
- Pode-se assumir, como um compromisso provincial, o fomento de atividades dentro do “Junho Verde” ou o “Tempo da Criação”, somando-se aos movimentos da sociedade civil e eclesial no que se refere o cuidado com a Casa Comum.
- Produzir conteúdos e disseminar campanhas ligadas à JPIC nos canais de comunicação da Província.
- Realizar o Fórum de Evangelização periodicamente como espaço de articulação dos trabalhos das várias frentes e construção conjunta de pautas comuns.
Juventudes
- Deseja-se a continuidade dos eventos provinciais ligados às Juventudes, como as caminhadas, missões e os encontros Alverne.
- Pensa-se a importância de que, ao menos, um frade esteja mais liberado para atuar neste trabalho, enquanto pode ser ajudado por outros frades e jovens na preparação das atividades.
- A parceria com as demais Frentes tem se mostrado um ponto forte para pensar criativamente novas possibilidades de experiência, formação e inserção dos jovens na vida da Igreja e da sociedade.
- Pensa-se como acompanhar aqueles jovens que cresceram com estes projetos de evangelização direcionados às Juventudes, sem perder os vínculos de relação construídos?
Após as reflexões da manhã e da tarde, os frades tiveram tempo de descanso ou prática de atividades físicas até a oração da tarde, também marcada pela espiritualidade franciscana. Encerrando o dia cheio de reuniões, mas necessário para demarcar as expectativas que o Ministro provincial e seu Definitório – que será eleito no domingo – deverão corresponder com políticas de ação e animação claras para o novo triênio da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Frei Elias Hebo Luís e Frei Rodrigo da Silva Santos