Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Capítulo entra na reta final em Agudos

10/11/2012

Notícias

Moacir Beggo

Agudos (SP) – Depois de cinco dias de muitas reuniões, discussões e estudos, os 103 frades capitulares entrarão na última etapa do Capítulo Provincial ordinário desta Província da Imaculada Conceição a partir deste domingo, 11 de novembro, no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP).

A parte da manhã já começará definindo a formação do novo governo provincial, como explica o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, que foi eleito no Capítulo de 2009 para um mandato de seis anos junto com o Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit. “Neste domingo, após a Missa das 9 horas, nós vamos eleger os conselheiros, ou definidores como costumamos chamar. Vai ser eleito um definidor por vez, por maioria absoluta de votos”, explica Frei Fidêncio, que é o presidente do Capítulo e quem vai dar posse aos novos definidores na segunda-feira.

O domingo à tarde continuará sem folga para os capitulares. “Vamos continuar a revisão dos Estatutos da Província, que já começamos nesta sexta-feira”, acrescentou Frei Fidêncio.

Na segunda-feira, o último dia do Capítulo Provincial, será feita a revisão desta assembleia capitular, destacando o que foi positivo ou negativo. “Mais importante é a amarração de tudo aquilo que a gente tratou. Em outras palavras, os capitulares vão fazer os acordos, resultado dos trabalhos que foram realizados ao longo do Capítulo”, esclarece o Provincial.

Nesse tempo, desde a última terça-feira, três grandes documentos – o Relatório do Ministro Provincial, o Instrumento de Trabalho e os Estatutos da Província – envolveram os capitulares. “A partir destes três documentos, nós construímos o Capítulo. Chegamos aqui, em Agudos, não havia nada pronto e, aos poucos, fomos construindo esse Capítulo. Então, foi feito um trabalho em equipe, um mutirão em grupos, tendo como norte o tema ‘redimensionar nossa vida e missão’, enfatizou o Ministro.

Para Frei Fidêncio, o resultado destes dias de intensos trabalhos foi muito positivo. “Acho que o positivo até o momento foi o envolvimento dos frades, o que está possibilitando o encaminhando para alguns acordos significativos. Acho que também foi um grande aprendizado para os capitulares começarem a compreender e a pensar, sobretudo, a Província no todo. Nós estávamos acostumados a trabalhar, talvez, muito setorizados ou divididos por departamentos. Muitas vezes nos entendemos a partir do local de onde nós exercemos a nossa missão”, avaliou o Ministro Provincial.

Essa postura de ver o todo, segundo o Provincial, ajuda a encarar os grandes desafios da Província, mas exigem também uma transformação de coração, uma atitude de conversão permanente. “Depois, rever a grande estrutura que temos e as frentes de evangelização diante do número reduzido de frades é a parte mais dolorosa e, como alguém falou no Capítulo, significa cortar dentro da própria carne”, completa o Provincial. Por isso, o último dia será decisivo para se tentar concluir a proposta principal do redimensionamento.