Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cancelada a IX Caminhada Franciscana da Juventude

24/04/2020

Notícias

A Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ ), promovida pelo Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e que estava programada para ser realizada de 31 de julho a 2 de agosto, em Vila Velha (ES), foi cancelada pela organização.

“Embora já tivéssemos começado a organizar e articular com várias comunidades e instituições a realização dessa IX edição da CFJ, achamos mais sensato e prudente escolher pelo seu cancelamento, explicou Frei Diego Melo, coordenador do SAV.

Segundo o coordenador, sabendo que um evento desse porte envolve muita gente, viagens, hospedagens em famílias e um contato pessoal muito intenso, achou-se mais prudente decidir pelo cancelamento. “Se o objetivo de tudo o que realizamos enquanto Juventudes da província é sempre promover a vida na sua integralidade, não teria sentido realizar uma Caminhada Franciscana em um momento em que as orientações de preservação da vida são pautadas à partir distanciamento social e do evitar grandes aglomerações”, explicou o frade.

“Evidentemente que tal decisão gerou uma certa frustração nossa e de tantos jovens que, inclusive, já tinham comprado passagem para ir até o Espírito Santo. No entanto, consideramos que mesmo que até julho a situação já esteja melhor, não haveria tempo hábil para terminamos de organizar essa CFJ nem tampouco de todos os jovens se organizarem para participar”, acrescentou Frei Diego.

Mas como a fé e a criatividade evangelizadora são maiores que essas contingências que estamos vivendo – observou Frei Diego -, os próprios jovens da organização dessa CFJ já estão pensando e elaborando formas de preenchermos esse vazio deixado por tal cancelamento. “Em breve divulgaremos como bem celebrar o perdão de Assis e o encontro das Juventudes de modo seguro, interativo e não menos evangelizador. Afinal, o que se cancelou foi uma Caminhada, mas não o Caminho proposto por Jesus, de modo que o importante é seguirmos firmes e sem parar jamais”, completou.

A Caminhada Franciscana, que acontece desde 2012, é um movimento onde jovens franciscanos se unem para viver o carisma de São Francisco de Assis, o santo da paz. A caminhada oferece um grande momento de reflexão, superação, amizade, fraternidade e alegria franciscana.

Desde a primeira Caminhada, que reuniu apenas 36 jovens, em 60 quilômetros pelo Caminho da Fé no Vale do Paraíba, até a última edição, em Curitibanos, mais de 700 jovens se reuniram em Curitibanos (SC):

1ª edição: Guaratinguetá (SP), 60 km, 36 participantes.
2ª edição: Guaratinguetá/ Fazenda da Esperança (SP), 29 km, 120 participantes.
3ª edição: Angelina (SC), 22 km, 180 participantes.
4ª edição: Curitiba (PR), 20 km, 300 participantes.
5ª edição: Bauru/ Agudos (SP), 50 km, 270 participantes.
6ª edição: Rodeio (SC), 36 km, 550 participantes.
7ª edição: Campos do Jordão (SP), 38 km, 800 participantes.
8ª edição: Curitibanos (SC), 62 km, 700 participantes