Canarinhos se apresentam na região de Agudos
15/11/2018
As cidades de Agudos, Bauru e Lençóis Paulista terão uma oportunidade rara de assistir às apresentações do Coral de Meninos Cantores mais antigo do Brasil. Os Canarinhos de Petrópolis chegam nesta quinta-feira a Agudos, onde ficarão hospedados no Seminário Santo Antônio, para iniciarem nesta sexta-feira, 16 de novembro, a turnê na região, começando pelo concerto na Paróquia Santo Antônio de Bauru, às 19h30; no sábado, o concerto será às 20h30, no Seminário Santo Antônio de Agudos; no domingo, às 9 horas, eles cantam novamente no Seminário Santo Antônio, desta vez na Missa solene de posse do novo provincial eleito dos Frades Franciscanos. A turnê termina no dia 19 em Lençóis Paulista (SP), às 19h30, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, dentro do Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista.
Criado em 1942 pelos Frades Franciscanos, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis é o mais antigo coro de meninos do Brasil, considerado um patrimônio cultural da cidade serrana. Em seus 76 anos de história, já realizou apresentações memoráveis no Brasil e no exterior, gravou 18 CD’s e protagonizou turnês pela América Latina, Europa e Estados Unidos.
Segundo o maestro Marco Aurélio Lischt, nos concertos de Bauru e Agudos vai apresentar um repertório que mistura música clássica e popular: “Ave Maria”, de H. Villa-Lobos; “Inter natos mulierum”, W. A. Mozart; “Sicut cervus”, do G. P. da Palestrina; “Lux aurumque”, de Eric Whitacre; “Seigneur, je vous en prie / Tout puissant”, de Francis Poulenc; “Data est mihi omnis potestas”, de James MacMillan; “Nun komm der Heiden Heiland – Prelúdio e Fuga em mi menor BWV 548 (órgão)”, de J. S. Bach; “Sabiá, coração de uma viola”, de Aylton Escobar; “Cobra corá”, de Carlos A. Pinto Fonseca; “Correnteza”, de Tom Jobim/arr: Paulo Afonso Fº; “Sapato velho”, de Paulinho Tapajós/Mu Carvalho; e “Vira virou”, de Kleiton e Kledir.
Na Missa deste domingo, será cantada a Missa do compositor e frade franciscano Owen da Slva, tendo como moteto final “Exsultate justi in Domino”, Ludovico da Viadanna.
Já em Lençóis Paulista, o Coral apresenta o Tour da Experiência, que conta as histórias da família imperial no 2º Reinado, mesclando obras musicais desse período, como Carlos Gomes, Joaquim Manoel da Câmara; Gabriel Fernandes da Trindade e Cândido Inácio da Silva.
O Coral dos “Canarinhos” de Petrópolis foi fundado por Frei Leto Bienias, nascido na Alemanha e naturalizado brasileiro. Do coro que nasceu com muita modéstia e simplicidade, Frei Leto, com seu idealismo e tenacidade, conseguiu criar o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, que é formado pelo Colégio dos “Canarinhos” e a Escola de Música dos “Canarinhos”. Além do coral masculino, o Coral das Meninas comemora neste ano 30 anos de fundação.
O Vigário Provincial Frei César Külkamp é também diretor-presidente do Instituto Meninos Cantores de Petrópolis. Segundo ele, o coral faz parte de uma instituição que já tem 76 anos de evangelização pela música. “Além disso, esse Instituto tem uma Escola de Música como parte do trabalho de educação e do trabalho social da nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição, que existe para evangelizar, encarnar os valores do próprio Evangelho e, ao mesmo tempo, proclamá-los ao mundo de hoje”, disse, explicando com detalhes as Frentes de Evangelização da Província.
Segundo Frei César, o Instituto acolhe crianças das instituições educacionais da Província e, pelo menos uma metade dessas crianças vêm de outras instituições ou instituições públicas. “Por isso é um trabalho educacional e também social pela música. Pela presença dos educadores, pela presença dos frades, pela espiritualidade franciscana, essas crianças se preparam para louvar a Deus através da música de qualidade”, explicou, lembrando que os Corais se revezam aos domingos nas celebrações da Igreja do Sagrado de Petrópolis.
Paróquia Santo Antônio de Bauru
Rua Afonso Simonetti, 11-40
Jardim Bela Vista – Bauru – SP
Tel: (14) 3222-6661
Seminário Santo Antônio de Agudos
Estrada de Piratininga, km 4
Acesso Frei Gregorio Johnscher
Agudos – SP