Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Onde os Canarinhos cantam o chão já é o céu”

17/11/2018

Notícias

Agudos (SP) – Os frades capitulares tiveram uma noite de encantamento neste sábado, 17 de novembro, com o concerto do Coral Meninos Cantores Canarinhos de Petrópolis, que fizeram uma apresentação na Igreja Santo Antônio de Bauru, na sexta-feira, e ainda se apresentarão neste domingo na Missa do Seminário, às 9 horas. A turnê termina segunda, dia 19 de novembro, em Lençóis Paulista (SP), às 19h30, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, dentro do Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista.

O maestro Marco Aurélio Lischt trouxe um repertório em duas partes: a primeira com obras sacras e a segunda com obras da MPB. Para abrir esta noite de alegria no Seminário de Agudos, ele iniciou com a “Ave Maria”, de H. Villa-Lobos. Na sequência apresentou: “Inter natos mulierum”, W. A. Mozart; “Sicut cervus”, do G. P. da Palestrina; “Lux aurumque”, de Eric Whitacre;  “Seigneur, je vous en prie / Tout puissant”, de Francis Poulenc; “Data est mihi omnis potestas”, de James MacMillan;  “Nun komm der Heiden Heiland – Prelúdio e Fuga em mi menor BWV 548 (órgão)”, de J. S. Bach; “Sabiá, coração de uma viola”, de Aylton Escobar; “Cobra corá”, de Carlos A. Pinto Fonseca;  “Correnteza”, de Tom Jobim/arr: Paulo Afonso Fº; “Sapato velho”, de Paulinho Tapajós/Mu Carvalho; e “Vira virou”, de Kleiton e Kledir. Presenteou o público no pedido de bis com “The Lord bless you and keep you” (A bênção de São Francisco), de John Rutter.

“As vozes dos Meninos Cantores, Canarinhos de Petrópolis, encheram de graça e arte o espaço da igreja do Seminário Santo Antônio de Agudos. É divino estar presente e ouvir os Canarinhos. Vozes saem do sopro sutil dos diafragmas, vibram nas treinadas cordas vocálicas, mas fluem do dom de cantar. Ondas de beleza que sobem do chão ao céu, embora onde os Canarinhos cantam o chão já é o céu. A arte destes Meninos cantores e seu Maestro Marco Antônio Licht nos coloca em conexão com o infinito. O céu se abre e se comunica com a terra e a terra se faz céu no timbre destas vozes humanamente divinas. Como diz Goethe: ‘Permanece, momento! Tu és tão belo!’”, definiu Frei Vitorio Mazzuco.

Para o cantor e músico Frei Florival Mariano de Toledo, os Canarinhos colocam em comunhão com Deus, como se fossem intérpretes do divino. “A música sacra, especialmente, nos leva a um processo orante e também à valorização da pessoa humana, com o resgate da dignidade, dos dons. Hoje, crianças, adolescentes e jovens estão envolvidos nesse processo de cantar”, observa, elogiando este trabalho dos frades da Província.

Para ele, a música é amor. “Estar lá, cantando, é um ato de amor. É uma expressão de Deus que, cada um, vai ouvir de um jeito”, acrescenta.

O maestro Marco Aurélio Lischt estava feliz no retorno a Agudos. “Para a gente, o Seminário de Agudos é sempre um ambiente muito familiar e ficamos muito felizes de cantar aqui, principalmente em eventos especiais, como o Capítulo Provincial”, disse Lischt, recordando que há quatro anos cantou também no Capítulo das Esteiras para o Ministro Geral. Desta vez, coincidiu de cantar para o novo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, diretor do Instituto Meninos Cantores de Petropólis. “É uma alegria ainda maior saber que ele está eleito e que a gente vai continuar fazendo o nosso trabalho com ajuda dele também. O público daqui também é sempre muito caloroso e a gente fica muito feliz por isso”, agradeceu o maestro.

O público foi acolhido pelo Visitador Geral, Frei Miguel Kleinhans, e Frei Marcos Andrade, explicou que o coral faz parte de uma instituição que já tem 76 anos de evangelização pela música. Lembrou também que neste ano o Coral Meninas Canarinhos de Petrópolis está celebrando 30 anos de fundação.

Segundo ele, o Instituto Meninos Cantores Canarinhos tem uma Escola de Música como parte do trabalho de educação e do trabalho social da nossa Província da Imaculada Conceição. “Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos e por isso, no final do corredor, estamos vendendo CDs e peças publicitárias dos Canarinhos para ajudar a entidade”, explicou Frei Marcos.

O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, também deu as boas vindas às pessoas “nesta noite de alegria e de fraternidade”.


Equipe de Comunicação do CapítuloFrei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea e Moacir Beggo