Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos: Coral das Meninas acolhe novas integrantes

22/05/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – O Coral das Meninas do Instituto dos Canarinhos de Petrópolis (IMCP), acolheu, neste sábado (22/5), dez novas integrantes. Após um período de preparação no Ponto de Cultura Aprendiz de Canarinhos, as turmas de 2019 e 2020 tomaram seu lugar no coro, que hoje é composto por 56 integrantes, tendo como regente o maestro Marcelo Vizani.

O diretor e presidente do IMCP, Frei Marcos Antonio de Andrade, conduziu o rito de investidura, que contou também com ajuda dos frades do tempo da Teologia que acompanham os trabalhos e atividades dos corais. Ao seu lado estavam o diretor artístico e maestro do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt, e o maestro Marcelo Vizani. A celebração foi transmitida pelas plataformas digitais do Instituto.

Após os ritos iniciais, o regente Marco Aurélio chamou cada uma das meninas pelo nome e, em seguida, Frei Marcos perguntou: “Queridas meninas, o que desejais?”. De pé, todas responderam: “Desejamos receber a veste coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis”. O celebrante então, em nome da Igreja e do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, recebeu as novas integrantes no Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis.

Após a leitura do Evangelho de São Mateus (18, 1-4), Frei Marcos falou da importância da música na liturgia desde os primeiros séculos e que, desde muito cedo, tinha a participação do coro de crianças. “Começou com os meninos e depois mais tarde vieram as vozes femininas”, disse. O frade explicou que quando vê o coro nas liturgias, tantos dos meninos quanto das meninas, lembra do Evangelho que Jesus falava da importância de ser criança. “Jesus diz: ‘Olha para elas’. Porque Deus olha para as crianças e escuta as crianças pelo seu jeito próprio”, explicou. Para ele, a presença do coro das meninas e dos meninos nas celebrações dominicais faz muita falta. “Vejo que toda a comunidade sente muito esta falta, porque a voz da criança, tenho certeza que Deus escuta”, avaliou.

 

 

 

 

 

 

 

 

O presidente do IMCP explicou que a missão de emprestar a própria voz para toda a Igreja é de suma importância. “Vocês estão recebendo esta missão da Igreja dentro de nosso Instituto. Então, em primeiro lugar, guardem isso: vocês têm o compromisso de cantar os louvores a Deus em nome de todos nós”, orientou, agradecendo pela confiança dos pais no Instituto. Recordou que no próximo ano o coro dos meninos completa 80 anos e o das meninas 34 anos: “Obrigado pela confiança de vocês em nossa instituição que busca, através da música, dar uma formação integral para todas essas meninas e meninos que vêm até nós”.

BÁLSAMO PARA A VIDA
O celebrante prosseguiu com a bênção de Deus sobre as meninas que, a partir de agora, estarão assumindo a missão de cantar as maravilhas que Deus continua a realizar na vida de todos. E, com água benta, abençoou as novas integrantes. Elas foram acolhidas ao coro com um salva de palmas dos pais.

O maestro Marco Aurélio, na sua acolhida, disse que a música é um bálsamo para nossas almas. “É uma alegria muito grande quando a gente canta. Espero que vocês possam sentir esse bálsamo cada vez mais nas almas e corações. Desejo que sempre sejam muito felizes na música. Que continuem cantando sempre”, disse. Citou o filósofo Nietzsche ao afirmar que a vida sem a música seria um erro. “Eu acredito muito na energia da música. Que essa energia possa estar sempre vibrando no seus corações. A música eleva a alma, a música socializa, música coloca todo mundo no nível mais alto de vibração; e essa vibração é Deus. Aproveitem essa energia de Deus e a leve sempre para a vida”, encorajou.

O regente Marcelo Vizani também recepcionou o coro: “Ver a história se repetir todos os anos é sentir em nosso coração que somos guardiães da boa música, da cultura, da boa família, dos corações alegres. Vocês simbolizam a alegria, a vida, a esperança”, frisou. “Parabéns meninas. Tenham certeza que as coisas irão melhorar porque nós cantamos para isso”, disse, e agradeceu também aos pais e colaboradores do IMCP.

Como símbolo da entrada no coro o regente entregou para cada menina a pasta do coral. O rito se encerrou com a oração do Pai-Nosso e a bênção final de Frei Marcos. Na sequência, as meninas foram conduzidas até o presbitério, onde definitivamente assumiram seu lugar no Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. No final, a gestora Rose Melo explicou que é tradição fazer uma confraternização após a investidura, mas que neste ano, por razões já conhecidas, a confraternização seria apenas com a família, entregando assim uma lembrancinha e bolo.


Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Andrei Nascimento Anjos e Frei Felipe Medeiros Carretta