Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Campanha da Fraternidade é tema de retiro da Pastoral da Ecologia

26/11/2015

Notícias

RETIRO820

A Pastoral da Ecologia promoveu, no último sábado, na Paróquia São José e Nossa Senhora das Dores, no bairro do Andaraí, Cidade do Rio de Janeiro, o seu retiro anual. O retiro teve como tema “Casa Comum, responsabilidade de todos!” e foi assessorado pelo padre Gilberto dos Santos, da Congregação da Paixão de Jesus Cristo.

O retiro abordou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que irá debater com a sociedade questões do saneamento básico, a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. O tema escolhido é “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte, e correr s justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

A proposta está em sintonia com a Encíclica “Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum”, do Papa Francisco. De caráter ecumênico, a campanha será realizada em parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), com o apoio da Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação e o desenvolvimento, e que há mais de 50 anos está comprometida com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina.

Na reflexão proposta aos agentes da pastoral, o religioso destacou que quanto mais o ser humano se afasta da natureza, mais ele se racionaliza e sua sensibilidade passa a não perceber mais os grandes problemas que começam a surgir a sua volta. Para o religioso, quando o ser humano aprende a amar a natureza, melhor ele reconhece a grandeza do amor de Deus e toda a obra da Criação que manifesta esse amor.

Durante o retiro, os presentes puderam avaliar suas práticas e vivências não só com as pessoas, mas com a própria realidade que os cercam, aprofundando valores espiritualidade e da mística da Pastoral da Ecologia. O evento também contou com a presença do irmão Cláudio Santos, franciscano secular (OFS) e coordenador da Comissão de Defesa e Promoção da Vida, no Vicariato Norte, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Conheça a Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia é um serviço de pastoral social que tem como objetivo geral a evangelização e o acompanhamento e orientação pastoral de atividades inspiradas na proposta de Ecologia Integral, apresentada pela Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco. O documento nos exorta a uma verdadeira conversão ecológica que faça ressoar o grito da Criação e proponha, a exemplo de São Francisco, uma nova forma de relação com a irmã Terra, nossa Casa Comum.

Nesse itinerário, a pastoral busca sensibilizar e desenvolver ações em prol da defesa da vida no planeta, sobretudo aquela sob grave ameaça, propiciando maior senso de justiça ambiental e de co-responsabilidade com a preservação e proteção dos diferentes biomas, da biodiversidade e do cuidado com todos os seres. A Pastoral da Ecologia conclama a todos para a defesa irrenunciável e urgente da nossa casa comum, o Planeta Terra.

Como metodologia para levar adiante essa missão, a pastoral considera importante manter um diálogo constante e aberto com a sociedade civil e o poder público, favorecendo parcerias, articulação e coordenação de comunidades e campanhas que compartilhem estes critérios de animação pastoral para tornar a Ecologia Integral uma linha de pensamento e ação que perpasse todas as dimensões pastorais, em especial a presença pública da Igreja em sua atuação sócio-transformadora, oferecendo, sempre, um trabalho de educação na proposta da Ecologia Integral, como nos exorta o Santo Padre.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 98865-9869, com José Miranda, ou pelo correio eletrônico luame@domain.com.br