Caminhada Regional Franciscana da Juventude na Paróquia Santa Cruz – Jardim Peri Alto
18/11/2025

A mais recente presença da nossa Província da Imaculada, a Paróquia Santa Cruz, do Jardim Peri Alto, extremo norte da cidade de São Paulo, realizou neste último final de semana, 15 e 16 de novembro, a segunda edição da Caminhada Regional Franciscana da Juventude. A ação foi pensada para ser realizada nos dias em que a Igreja celebra o nono Dia Mundial dos Pobres, que neste ano de 2025 tem como tema: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). A Caminhada reuniu mais de quarenta jovens vindos de várias localidades da Grande São Paulo e foi um rico momento de aprofundamento do carisma franciscano.
Na tarde de sábado, dia 15 de novembro, os jovens se encontraram na Igreja Matriz de Santa Cruz, no Peri Alto, e iniciaram a Caminhada com um momento de mística e reflexão da espiritualidade franciscana, acerca do convite à humildade e da defesa e respeito à pessoa e à Casa Comum. O momento foi conduzido pelo pároco, Frei Marx Rodrigues dos Reis, que provocou os presentes de que o Evangelho que iluminou a vida de Francisco é uma luz que opera uma transformação muito concreta em sua vida, de tal modo que, do seu íntimo, todo o seu ser é transformado.
“A esperança que move Francisco é a certeza de que essa luz vinda do Evangelho e do Crucificado não apenas ilumina o interior daquele jovem inquieto, mas, transformado, ele reconstrói o mundo ao seu redor. Hoje, queremos ser facilitadores privilegiados para essa mesma experiência. Queremos que o Evangelho possa ser luz de esperança em nossas vidas!”.
Em seguida, foram apresentados alguns vídeos que relacionam a vida evangélica de São Francisco com toda a Criação e com reflexões do saudoso Papa Francisco, haja vista que estamos no ano das comemorações dos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas.
No início da noite, os jovens foram acolhidos pelas famílias da Paróquia Santa Cruz, a fim de descansarem para a Caminhada. Às 3h30 da madrugada, todos já prontos para um dia de missão, iniciaram uma caminhada de 14km rumo ao Convento São Francisco, no centro da cidade, a presença franciscana mais antiga na maior metrópole do Brasil.
Mesmo com chuva, a juventude franciscana não desanimou e percorreu as mais de três horas de caminhada com entusiasmo e alegria. Ao chegar no histórico Convento, foram acolhidos pelos fiéis da comunidade local e, juntos, encerraram a Caminhada com a Celebração da Eucaristia do 33º Domingo do Tempo Comum e do Dia Mundial dos Pobres.
Em sua reflexão, Frei Marx pediu que os jovens nunca percam o olhar e o comprometimento com o mundo que os circunda e com as realidades de fragilidades que podem fazer parte da nossa vida ou da vida daqueles que partilham da caminhada conosco.
“Lembro a vocês que a nossa esperança parte da certeza do Evangelho que se encarna em nós e através de nós e que o mover do nosso ser cristão é entrelaçado pelo nosso comprometimento de que o Reino de Deus está acontecendo aqui e agora! Fizemos uma Caminhada como peregrinos da esperança, mas é no retorno das nossas realidades que essa esperança faz-se urgente. Em Cristo, encontramos o centro e a razão dela e n’Ele seguiremos apaixonados por colorir o mundo com a beleza desejada pelo Criador. Desde ontem, refletimos sobre a nossa Casa Comum, sobre as dores e esperanças do mundo e sobre as escolhas que fazemos como jovens dentro da Igreja. O caminho nos lembrou que não estamos sozinhos: a Criação inteira caminha conosco, e cada passo é também um gesto de cuidado, de responsabilidade e de compromisso com a vida”.
Terminada a Celebração, os jovens retornaram para suas localidades, cheios de alegria e mais firmes na espiritualidade franciscana, com a qual foram brindados neste final de semana.
Naquela mesma manhã, cerca de cinquenta paroquianos do Peri Alto encontraram-se no Convento São Francisco para uma ação do Dia Mundial dos Pobres. Foi um momento de deixar o território paroquial na Zona Norte, conhecer outra presença franciscana e descobrir a riqueza das ações de evangelização de nossa Província.
Segundo Frei Marx, “este foi um momento de retiro paroquial, de podermos deixar o nosso espaço territorial do Peri Alto e conhecer um pouco das ações sociais de nossa Província, aqui no Centro da cidade. De modo que nossos irmãos e irmãs de caminhada possam se aprofundar no jeito franciscano de ser e alargar os horizontes com essa dimensão de uma família religiosa que ultrapassa os nossos limites geográficos paroquiais”.
Os paroquianos do Peri Alto viveram o Dia Mundial dos Pobres de um modo diferente, sendo ajuda e presença junto aos irmãos mais necessitados e podendo partilhar da esperança que os move em suas caminhadas de vida!
Texto: Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Fotos: Pascom















