Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Benfeitores realizam manhã de espiritualidade em Angelina

28/05/2017

Notícias

pvf_300517GFlorianópolis (SC) – A manhã do domingo, 21 de maio, era fria e de garoa fina na cidade de Angelina, em Santa Catarina. Mas nada disso espantou os benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas de diversas cidades catarinenses a participar da manhã de Espiritualidade Franciscana.

O calor humano dos benfeitores e a acolhida alegre e contagiante de Frei Alexandre Rohling (Frei Xandão) fez com que todos se sentissem confortáveis no encontro. A manhã de Espiritualidade Franciscana aconteceu aos pés da montanha que abriga a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em meio à natureza repleta de verde, cachoeiras e pássaros.

Frei Xandão conduziu a manhã de reflexão falando sobre o amor, sentimento que deve conduzir os passos de todos os seres humanos, especialmente aqueles que se propõem a seguir a São Francisco de Assis. Ele também recordou outra característica de São Francisco, a alegria, através da meditação da passagem da Perfeita Alegria, em que o santo de Assis afirma que, mesmo diante de um dia frio e cansativo de trabalho e missões, se o guardião do convento não permitir a entrada dos frades em sua casa, ainda assim é preciso manter a alegria e o amor. O encontro seguiu com a missa na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a matriz de Angelina, onde frei Xandão agradeceu a todos os benfeitores e recordou que os frades sempre rezam por todos eles diariamente e, em especial, todo dia 4 de cada mês. Frei Xandão também apresentou trechos marcantes da história de vida de São Francisco e meditou com os benfeitores sobre modelos de vida que merecem ser revisados, diminuindo o consumismo desenfreado e se preocupando com questões ambientais, como a redução do uso de automóveis nas cidades e o menor consumo de água e energia. Como gesto concreto ao final do encontro, foi plantado na floresta aos pés da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um ipê amarelo, para que todos os benfeitores – e também os moradores de Angelina – se recordem por muitos anos deste encontro na cidade. Confira a seguir alguns depoimentos de benfeitores que participaram do encontro:

“Gostei muito das falas de Frei Xandão, especialmente da história de vida de São Francisco de Assis. Participei do encontro com minha mãe, Tereza Lopes Coelho, e o que mais gostamos foi da árvore plantada em nome dos benfeitores. Como somos de Angelina, nos comprometemos a sempre olhar e cuidar do ipê plantado ao fim do encontro.” (Sueli Coelho, de Angelina/SC)

“A alegria contagiante de Frei Xandão foi uma calorosa acolhida para todos nessa manhã de chuva fina em Angelina. Frei Xandão soube motivar a todos para que perseverem como benfeitores e para que encontrem mais pessoas também dispostas a colaborar com a formação de novos frades e com as missões na África. Sempre é uma alegria este encontro, pois se fortalecem os laços de amizade, bem como a fé e a espiritualidade, que nos movem a continuar na caminhada franciscana. Saímos renovados e com muita alegria e esperança para espalhar a todos a Paz e o Bem!” (Lizete Contin, de Florianópolis)

Leonardo Contin da Costa, especial para este site.