Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assembleia do SAV reúne frades em Rondinha

02/05/2019

Notícias

Frei Marcelo Tadeu e Frei Franklin Matheus

Rondinha (PR) – Entre os dias 30 de abril e 1º de maio, na Fraternidade Franciscana São Boaventura, ocorreu a Assembleia do SAV (Serviço de Animação Vocacional) com os animadores vocacionais da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

No primeiro dia, Frei Vitor Amâncio fez a abertura e a oração inicial, esta que memorava os 800 anos do Encontro de São Francisco com o Sultão. Em seguida, no mesmo clima orante, Frei Diego Atalino de Melo apresentou a agenda da Assembleia, dizendo que neste primeiro dia ela teria uma parte mais prática e, no segundo dia, seria de cunho formativo. Logo após, Frei Diego fez um histórico das atividades do SAV desde a última Assembleia e apresentou aos frades o Frei Vítor como novo integrante do serviço durante o seu Ano Missionário.

Os presentes foram informados a respeito das atividades convencionais do SAV: encontros regionais vocacionais, estágios vocacionais, profissão solene, ordenações sacerdotais, caminhadas e missão da juventude, o encontro formativo conduzido pelo Frei Vitório Mazzuco para a Juventude, chamado Alverne, e o recém-criado Conselho da Juventude. Estas duas últimas iniciativas que visam ampliar a presença da Província entre os jovens, uma vez que o encontro formativo acontece em nível regional e o Conselho é formado por jovens de toda Província.

O Seminário de Ituporanga e mais novidades

Após a apresentação das atividades, Frei Alison Zanetti, formador do Seminário de Ituporanga, foi convidado para expor aos animadores vocacionais sobre o Aspirantado e o Seminário Menor. O frade falou sobre a realidade da Casa, a sua relação com a Paróquia Santo Estêvão e reforçou a importância das Caminhadas da Juventude, já que alguns formandos do Seminário são frutos delas.

Findada a apresentação de Frei Alisson, duas novidades foram apresentadas: O WhatsApp Vocacional, uma resposta à necessidade imediatista da juventude, e a secretaria do SAV, com a contratação do jufrista Vinícius Fabreau para atender a tamanha demanda.

Um ponto forte da Assembleia foi a partilha de experiências das Fraternidades, onde cada frade pode explicar a sua realidade vocacional. “Percebe-se que temos ao todo mais de 50 vocacionados fazendo acompanhamento na Província e que a cultura vocacional aos poucos vai se estabelecendo”, comentou Frei Diego após a partilha. Ao final deste primeiro dia foi lida a agenda vocacional com as atividades que ocorrerão em todo o território da Província, com destaque à Missão Franciscana da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21 de julho.

Juventudes: O contexto atual das vocações

No dia seguinte, além dos animadores vocacionais, os frades estudantes da etapa da Filosofia e os integrantes do Conselho de Formação Província assistiram à palestra “Juventudes: O contexto atual das vocações”, de Carlos Eduardo Cardozo, doutor em Educação pela Unirio.

Ele trouxe o panorama da juventude no mundo contemporâneo, sobretudo no Brasil, a partir de quatro aspectos: social, político, eclesial e juvenil, cada qual com a sua especificidade e complexidade. Após a primeira parte da palestra, foi proposta uma partilha em grupos sobre a discussão a respeito dos desafios apresentados em cada um dos aspectos e os elementos mais desafiadores para a animação vocacional e formação inicial na Província. E, em seguida, o palestrante, deixou algumas pistas para a animação vocacional, a Formação Inicial e Permanente e resumiu o encontro com a frase: “Formar é antes de tudo humanizar, e formar seres humanos melhores”.

O agradecimento de Frei Diego ao Dr. Carlos e aos frades com a oração do Pai Nosso encerrou o momento formativo desta Assembleia que teve seu término com um almoço festivo comemorando os últimos aniversariantes. Este encontro, certamente, trará novas perspectivas para a animação vocacional, para a Formação Inicial e Permanente dos frades da Província.