Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assembleia do SAV em clima de Fórum de Formação

11/03/2023

Notícias

Nos dias 08 e 09 de março a equipe dos animadores vocacionais das Fraternidades da Província esteve reunida na Fraternidade Franciscana São Boaventura para a sua assembleia anual. Esta foi conduzida por Frei Gabriel Dellandrea e Frei Jeâ Paulo Andrade, coordenadores do Serviço Vocacional, e contou com a presença de 30 frades.

O vigário provincial Frei Gustavo Medella, no início do encontro, lembrou aos frades a importância do Serviço de Animação Vocacional, salientando que é necessário suscitar na Igreja uma cultura vocacional, capaz de motivar nos jovens a responsabilidade sobre a própria vida e a resposta a Deus por meio de um caminho de discernimento. Frei Paulo Roberto Pereira, ministro provincial, enviou para o encontro uma mensagem de inspiração aos confrades: “Seja pelas abas e janelas eletrônicas, seja pela porta das nossas casas e, sobretudo, pela partilha da nossa missão, vamos seguir construindo caminho vocacional com a marca da fraternidade e da minoridade. Não temos dúvida que a proposta franciscana é atual e, mais ainda, necessária aos tempos que vivemos”.

Para o encontro os frades também refletiram a mensagem do Papa Francisco sobre o tema “Pastoral vocacional e vida consagrada: horizontes e esperanças”. Neste escrito, por ocasião de um congresso em Roma no ano de 2017, o Pontífice ofereceu uma oportuna reflexão, na qual destaca-se o seguinte trecho: “Falar de pastoral vocacional significa afirmar que toda a ação pastoral da Igreja está orientada, por sua natureza, para o discernimento vocacional, tendo ela como objetivo último ajudar o crente a descobrir o caminho concreto para realizar o projeto de vida ao qual Deus o chama”.

Além deste momento formativo, num exercício de sinodalidade, os participantes puderam dedicar um generoso tempo para contribuir com reflexões em vista do Fórum da Formação e Estudos que acontecerá na Província no segundo semestre do ano corrente. A ocasião foi contextualizada por Frei Marcos Antônio de Andrade, secretário da formação, que ofereceu uma introdução sobre a importância do tema. O grupo dos animadores vocacionais se dedicou especialmente em lançar luzes sobre novas propostas para os períodos da formação inicial, especialmente do processo de acolhida e inserção dos formandos nos primeiros anos da caminhada para a vida religiosa franciscana. Somado a isso, foi oportuna a leitura e reflexão dos princípios assumidos para esse serviço na Província e também a partilha dos trabalhos vocacionais nas diferentes fraternidades de onde os frades vieram.

Uma novidade que encantou a todos foi a exposição vocacional “Os frades ontem e hoje, amanhã, você“. Esta iniciativa é um “varal” de imagens dos frades nos diversos trabalhos. As fotos são mescladas entre antigas e novas, demonstrando a diversidade de trabalhos, a mudança dos tempos, mas também a permanência no desejo da missão, da convivência fraterna, dos trabalhos manuais.

Além dos encontros na sala de reuniões, os frades animadores vocacionais puderam contar com momentos de oração e convivência fraterna, como é costume nestes encontros , contribuindo para a missão evangelizadora e animação de cada frade.


Frei Gabriel Dellandrea