Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assembleia do SAV discute ações das fraternidades e novos modelos de acolhimento

12/03/2024

Notícias

Começou nesta terça-feira (12), em Campo Largo (PR), a Assembleia Anual do SAV ( Serviço de Animação Vocacional) da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Até quinta-feira (14),  lideranças  franciscanas estarão reunidas para debater e refletir sobre as ações com foco nas vocações religiosas.

Segundo Frei Jeã Paulo Andrade, Animador do SAV, os encontros são feitos nos primeiros meses do ano para que os trabalhos nas fraternidades sejam impactados pelas decisões e indicações dos frades que estão diretamente ligados a esse serviço. Atualmente 43 frades, distribuídos em 33 fraternidades, atuam no Serviço de Animação Vocacional.

O momento tem papel importante na contribuição de melhorias para  a frente de Animação Vocacional. De acordo com o Animador, “cada fraternidade da Província tem um frade responsável pela acolhida e acompanhamento vocacional local. Assim, a  assembleia é a reunião desses frades que estudam, discutem e planejam formas de melhor realizar esse serviço”.

Ele disse que durante o encontro será feita uma formação sobre o acompanhamento personalizado com foco no perfil de cada candidato, medida cada vez mais necessária para orientar corretamente os jovens que procuram pela Ordem Franciscana dos Frades Menores. Durante a Assembleia do SAV também será feita a avaliação e revisão do Plano Orgânico do setor, com o objetivo de qualificar e atualizar questões consideradas necessárias a cada ano.

Desafios do SAV

“Muitos vocacionados nos procuram via internet e redes sociais. Tem sido um campo muito fecundo de vocações, mas reconhecemos que essa animação local pode ser melhor trabalhada. Maneiras de se propor atividades e ações para os jovens nas paróquias é um desafio. A dificuldade é trabalhar com os jovens nas fraternidades”, salienta Frei Jeã.

A adaptação ao desenvolvimento tecnológico e as mudanças na sociedade também impactam e exigem atenção do Serviço de Animação Vocacional, quando o assunto é vocação religiosa. “Temos acompanhado diferentes perfis de jovens, e estamos sentido que as novas gerações estão tomando suas decisões de vida cada vez mais tarde. Então, acompanhar perfis de vocacionados mais velhos exige melhor qualificação dos frades”, avalia o Animador Vocacional.

Outra observação feita por ele foi a variedade de experiências dos candidatos ao noviciado em outras dioceses e congregações. “ Eles chegam até nós com um conhecimento de vida religiosa consagrada mais amadurecido. Essas são características que devem ser marcantes nos próximos anos”, afirmou.

Ânimo para o chamado vocacional

Frei Jeã explicou que a maioria dos jovens que procuram pelo Serviço de Animação vocacional chegam encantados pela vida e carisma de São Francisco de Assis. “Nosso fundador é o maior marketing vocacional que temos. São Francisco é muito atual e fala de forma concreta com o nosso tempo. A vida franciscana tem sido uma grande possibilidade de resposta para a sociedade atual e os jovens têm reconhecido isso”.


Adriana Rabelo