Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ásia: franciscanos celebram os 800 anos do encontro entre Francisco e o Sultão

12/09/2019

Notícias

De 18 a 24 de agosto, os frades do Sri Lanka, Paquistão e Índia se reuniram no Centro Pastoral Camiliano em Bangkok, Tailândia, para refletir sobre o carisma missionário franciscano e como este carisma pode ser transmitido de maneira efetiva na região. Setenta frades, líderes religiosos do budismo, islã, cristianismo e siquismo participaram do evento celebrativo.

Eles enfatizaram o valor da paz e do diálogo em uma sociedade multicultural. Manifestando admiração por São Francisco e o Sultão, pela coragem ao iniciar um diálogo, cada um dos oradores compartilhou como este exemplo inspirou, a sua maneira, todos aqueles comprometidos com a paz.

O evento foi organizado pela Associação de Famílias Franciscanas da Índia (AFFI), sob os cuidados da iniciativa franciscana do Sul da Ásia (SAFI). O ministro provincial, Frei Praveen Henry D’Souza, é atualmente o presidente da AFFI.

Um mês antes, em outro evento, os líderes de várias religiões mostraram seu valor e determinação ao expressar em alta voz um convincente diálogo respeitoso, uma coexistência pacífica e uma relação harmoniosa durante o evento inter-religioso sobre diálogo, paz e harmonia, ocorrido em 27 de julho em Bangalore, Índia.

A Família Franciscana da Arquidiocese de Bangalore, com o apoio do arcebispo, reuniu-se para celebrar o aniversário de 800 anos da histórica expedição de paz feita por São Francisco.

Os franciscanos de Bangalore deixaram uma impressão inesquecível de abertura ao diálogo inter-religioso ao convidar líderes de diferentes religiões que falaram da importância da paz e da harmonia e como é possível encontrar um terreno comum para uma existência pacífica e harmoniosa no mundo, apesar das diferenças.

Ao comentar o evento, Frei Praveen declarou que foi apenas o começo. “Os franciscanos que estão a serviço em Bangalore e em outras partes da Índia estão comprometidos com a promoção do respeito por todas as religiões, animando o diálogo entre as diversas crenças e empenhados na criação de um ambiente pacífico, seguindo os passos de São Francisco de Assis”, afirmou o frade.

Segundo dados da Ordem dos Frades Menores, divulgados em maio de 2017, 1487 frades estão presentes na Ásia e Oceania.

Fonte: ofm.org


Veja mais imagens: