As principais obras de Santa Teresa de Jesus são relançadas
11/02/2015
Santa Teresa de Jesus foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa através da razão mental e por sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada uma fundadora dos Carmelitas Descalços juntamente com São João da Cruz, outro místico que publicamos.
As obras de Santa Teresa de Jesus têm o objetivo de ajudar suas irmãs religiosas na prática espiritual e na devoção valorizando a alma e o espírito, e deixando o corpo em segundo plano. Este ano completa-se 500 anos de seu nascimento e em comemoração a Editora Vozes relança suas principais obras.
Santa Teresa de Ávila é sempre lembrada por sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. Terceira dos nove filhos da família, nasceu em 28 de março de 1515, tornando-se ainda precoce, confidente da mãe e a preferida do pai e dos irmãos. Falecendo-lhe a mãe quando tinha 14 anos, entrou como interna no mosteiro das monjas agostinianas. Aos 20 anos, entrou no Convento da Encarnação, das Carmelitas. Os fenômenos místicos que experimentava (arroubos e êxtases na igreja, em público) deixavam desconcertados seus confessores e diretores, gerando comentários de toda a pequena Ávila de então. Vêm de Deus? Vêm do demônio? Cada um tinha sua opinião. Foi preciso que dois santos, São Francisco de Bórgia e São Pedro de Alcântara, com sua autoridade, lhe confirmassem a origem divina dessas experiências e a incentivassem a não opor obstáculos à ação do Senhor. Faleceu em 4 de outubro de 1582, foi canonizada em 1622 e proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo Papa Paulo VI.