Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

As principais obras de Santa Teresa de Jesus são relançadas

11/02/2015

Notícias

Santa Teresa de Jesus foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa através da razão mental e por sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada uma fundadora dos Carmelitas Descalços juntamente com São João da Cruz, outro místico que publicamos.

As obras de Santa Teresa de Jesus têm o objetivo de ajudar suas irmãs religiosas na prática espiritual e na devoção valorizando a alma e o espírito, e deixando o corpo em segundo plano. Este ano completa-se 500 anos de seu nascimento e em comemoração a Editora Vozes relança suas principais obras.

 

Castelo interior ou Moradas

castelo-interior Este livro foi escrito por Santa Teresa parasuas Irmãs e filhas, as Monjas Carmelitas Descalças

para esclarecer algumas dúvidas delas

em matéria de oração.

Nº DE PÁGINAS: 272

Caminho de perfeição

 
caminho-da-perfeicao Esta foi a primeira obra de Santa Teresa publicada,onde ela busca apontar alguns remédios para certas tentações miúdas,

sugerias pelo demônio, das quais talvez não façamos caso,

justamente por serem tão pequenas.

Nº DE PÁGINAS: 256

Livro da Vida

livro-da-vida Nesta obra Santa Teresa fala sobre as coisas que nós mais precisamos:O amor de Deus e do próximo; a vida sobrenatural de oração e de fé; e a

dedicação ilimitada à Igreja de Deus. E nos convida à orar, pois

segundo ela é pela oração que nos elevaremos a Deus.

Nº DE PÁGINAS: 432

 


Santa Teresa de Ávila é sempre lembrada por sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. Terceira dos nove filhos da família, nasceu em 28 de março de 1515, tornando-se ainda precoce, confidente da mãe e a preferida do pai e dos irmãos. Falecendo-lhe a mãe quando tinha 14 anos, entrou como interna no mosteiro das monjas agostinianas. Aos 20 anos, entrou no Convento da Encarnação, das Carmelitas. Os fenômenos místicos que experimentava (arroubos e êxtases na igreja, em público) deixavam desconcertados seus confessores e diretores, gerando comentários de toda a pequena Ávila de então. Vêm de Deus? Vêm do demônio? Cada um tinha sua opinião. Foi preciso que dois santos, São Francisco de Bórgia e São Pedro de Alcântara, com sua autoridade, lhe confirmassem a origem divina dessas experiências e a incentivassem a não opor obstáculos à ação do Senhor. Faleceu em 4 de outubro de 1582, foi canonizada em 1622 e proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo Papa Paulo VI.