Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

As bonitas histórias de fé da Festa da Penha

25/04/2017

Notícias

Érika Augusto

Vila Velha (ES) – Em uma festa tão grande como a Festa da Penha, é possível encontrar infinitas histórias de fé. A Virgem das Alegrias, Nossa Senhora da Penha, é mais que uma devoção. Ela é a Mãe amiga dos devotos, que recorrem à sua intercessão em todos os momentos.

Foi o caso de Patrícia Eggert, mãe do Igor Daniel. Durante todo o Oitavário ela estava presente com seu filho e uma bonita imagem de Nossa Senhora, confeccionada em tecido. Ela conta que fez uma promessa para Nossa Senhora da Penha, para que ela pudesse engravidar. A graça foi alcançada, mas na gestação os pais descobriram que o filho teria 50% de chances de ser portador da síndrome de down. Novamente, ela recorreu a Nossa Senhora.

“Subi ao Convento e entreguei a situação para Nossa Senhora, pois ela me deu a graça de ser mãe. Eu não me importava que ele tivesse a síndrome, mas que ele nascesse com saúde”, afirma. Foi na hora do parto que os pais souberam que o filho estava saudável.

Patrícia prometeu que se fosse uma menina, ela iria vesti-la de Nossa Senhora da Penha e se fosse menino, levaria uma imagem da Virgem. Há 5 anos, Patrícia e Igor participam do Oitavário. Por mais 2 anos, eles estarão presentes, cumprindo a promessa feita.

Uma corrente de fé por Nossa Senhora da Penha

Na Festa da Penha existe um grupo de voluntários com uma tarefa importantíssima: cuidar do traslado da imagem de Nossa Senhora. Como são muitas romarias e procissões, o grupo fica encarregado de cuidar para que o andor esteja sempre em segurança e cumpra os horários das celebrações.

São homens de fé, que com muito carinho cuidam de Nossa Senhora da Penha. O mais jovem deles é Luan Coradini. Ele tem 20 anos e desde 2014 faz parte da Corrente da Penha. Aos 15 anos ele já participava da equipe de acolhida da Festa. Um dia, na Romaria dos Homens, ele ajudou na corrente humana que rodeia o Penhamóvel, o carro que leva a imagem pelas ruas. Um tempo depois, veio o convite para a equipe. É uma tradição, transmitida às futuras gerações.