Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aos 96 anos, falece Frei Policarpo Berri em Pato Branco

04/10/2020

Notícias

*13/07/1924 +04/10/2020

Na manhã deste Domingo, dia da Solenidade de nosso Seráfico Pai São Francisco, nossa Irmã Morte visitou a Fraternidade Provincial. Frei Policarpo Berri acaba de falecer nesta manhã em Pato Branco. Por volta das 8 horas, ao ser chamado para a celebração deste dia festivo, os confrades já o encontraram sem vida.

O guardião da fraternidade, Frei Neuri Reinisch informa que durante o dia de hoje e amanhã haverá vários horários de missa. Hoje: 16h, 18h, 19h30 e às 22h; e às 07h e 10h da segunda-feira (05/10). O Velório acontecerá na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Pato Branco, a partir das 15 horas deste domingo. Em função da restrição de público serão distribuídas senhas.

Dados pessoais, formação e atividades

– Nascimento: 13.07.1924 (96 anos de idade)
– Rodeio, SC.
– Vestição: 20.12.191943 – Rodeio, SC
– Primeira Profissão: 21.12.1944 (75 anos de Vida Franciscana)
– Profissão Solene: 21.12.1947
– Ordenação: 25.07.1950 (70 anos de sacerdócio)
– 1945-1951: Estudos de filosofia e teologia em Curitiba-PR e Petrópolis-RJ.
– 1952-1955– Niterói-RJ – Bibliotecário
– 1956-2020 – Pato Branco-PR – Diversas funções ao longo de 64 anos.

O frade menor

Frei Policarpo é natural de Rodeio, Santa Catarina. Nasceu no dia 13 de julho de 1924. Iniciou seus estudos no Seminário de Rio Negro, no Paraná, aos 11 anos. Inácio, seu nome de batismo, tornou-se noviço aos 19 anos, em sua cidade natal, ingressando na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1943. Em seguida, estudou Filosofia em Curitiba (PR) e Teologia em Petrópolis (RJ). Fez a Profissão Solene no dia 21 de dezembro de 1947 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1950, passando a ser chamado de Frei Policarpo.

O frade é um dos 11 filhos de Melânia e Félix Berri. Depois de uma breve passagem pela cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, com 32 anos de idade, em 1956, mudou-se para Pato Branco, onde permanecia servindo ao povo.

Frei Policarpo teve em Pato Branco e na região a plenitude de seu ministério. Foram mais de 64 anos de serviço ao povo do Sudoeste do Paraná. Recentemente, no dia 28 de julho deste ano, frei Policarpo celebrou com solenidade o seu jubileu de 70 anos de sacerdócio. Na ocasião o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, lembrou com carinho de sua vida de consagração. “Acima de tudo, queremos agradecer a Frei Policarpo por esse testemunho de vida e queremos pedir a seus confrades, ao povo de Deus, de Pato Branco e da própria região, que já pôde contar com sua entrega, com seu serviço, que Deus o abençoe sempre mais. Tanto a Província, como a Fraternidade de Pato Branco, como a Paróquia de São Pedro, como todo o serviço de comunicação, tão expressivo nesta cidade, mas também como povo e sociedade de Pato Branco e região. Frei Policarpo não é um homem de arroubos entusiasmados. A gente o conhece justamente por este modo reservado, discreto, e assim viveu a sua vida e o seu serviço e assim continua a sua entrega. Justamente desse modo é um serviço duradouro; não é um entusiasmo passageiro. Como homem de oração, de contemplação, transmite para a pessoa com quem convive, a quem ele serve, um pouco dessa face de Deus”.

Para Frei Alex, Pároco, trabalhar com o Frei Policarpo é motivo de alegria e desafios diários, pois segundo ele, conviver com uma pessoa que vive santamente é uma responsabilidade. “Ele desperta em nós o desejo de ter uma grande dedicação à comunidade e ao povo de Deus. Conviver com ele é muito gratificante, pois é um homem extremamente fraterno. Uma pessoa de bem com a vida. Isso nos provoca a fazer nosso caminho de tal maneira para que quando chegarmos numa idade avançada poder olhar para aquilo que se passou e ter também essa sensação que São Paulo diz: combati o bom combate, cumpri a minha tarefa”.

Frei Policarpo foi um dos idealizadores da Rede Celinauta de Comunicação, e batalhou pela aquisição da rádio FM e pela concessão do canal de televisão da rede. Com sua participação, hoje a rede Celinauta é o maior grupo de comunicação sob a coordenação da Província Franciscana da Imaculada Conceição no país, e é composta pelas rádios Celinauta AM e Movimento FM e pela TV Sudoeste.

O provincial Frei Cesar, lembra de uma característica bem peculiar do Frei Policarpo: a sua bênção, buscada por tanta gente. “Ele faz com muita fidelidade e atenção, mas de uma forma bastante rápida, porque a bênção é sempre dada pelo Senhor. E Frei Policarpo nos ensinou isso. Não é bênção do padre, não é a bênção do Frei Policarpo, mas é a bênção de Deus a quem ele serve, a quem ele ministra.

Frei Policarpo partiu para casa de Deus no dia de Nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis. Sua vida foi um sinal vivo do amor de Deus por nós. Os muitos frutos continuarão sendo colhidos por todos aqueles que encontraram nas mãos de Frei Policarpo a presença misericordiosa das mãos de Deus.

Incluamos este nosso estimado confrade em nossas preces nesta Solenidade de São Francisco. Que o Senhor o acolha em seu Reino definitivo de amor e paz.

R.I.P.

Frei Jeâ Paulo Andrade