Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aos 62 anos, falece Frei Fabiano Kessin

18/09/2022

Notícias

*21/09/1959 +18/09/2022 (62 anos)

Faleceu na madrugada deste domingo, dia 18 de setembro, às 2h, nosso confrade Frei Fabiano Kessin por parada cardíaca respiratória aguda e infarto agudo do miocárdio.

Frei Fabiano havia se internado na Santa Casa da Misericórdia de Curitiba (PR) no dia 12, segunda-feira, para uma cirurgia cardíaca que, apesar de conter riscos, transcorreu muito bem e ele pôde iniciar o processo de recuperação. Na quinta-feira, ele saiu da UTI, continuando internado para a continuidade do processo de restabelecimento da saúde. Entretanto, um quadro de diarreia se estabeleceu e na sexta-feira ele já retornou à UTI para descobrirem suas causas. Foi detectada uma infecção intestinal e iniciado o tratamento para contê-la.

No sábado, ele aparentava estar bem apesar da medicação. Estava sorridente, falante, confiante de que logo voltaria à Fraternidade. Entretanto, na madrugada sofreu o infarto súbito que o levou a óbito.

A Missa exequial de Frei Fabiano Kessin foi celebrada hoje, domingo, às 15h, na Paróquia Bom Jesus dos Perdões. Seu sepultamento foi feito em seguida no Cemitério Municipal São Francisco.

“Frei Fabiano foi um franciscano que amava os pobres e um sacerdote que amava incondicionalmente a pessoa de Jesus Cristo. Era um presbítero que não aceitava qualquer discurso a respeito de Jesus”, lembrou Frei José Idair Ferreira Augusto, guardião da Fraternidade Bom Jesus dos Perdões, durante a Missa de Exéquias. “Que esta Eucaristia nos alimente e nos conforte! Que a esperança da vida eterna deste nosso irmão alimente em nós também a esperança de fazer de Jesus o nosso único caminho, para um dia, com todos os santos, com Frei Fabiano, celebrarmos a grande festa no céu”, pediu Frei José Idair.

DADOS PESSOAIS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES

Nascimento: 21 de setembro de 1959
Naturalidade: Canoinhas, SC
Seminário Menor (1º grau): 1986 – Fraternidade do Patrocínio de São José, de Lages (SC)
Seminário Menor (2º grau): 1987-1990 – Fraternidade do Seminário Santo Antônio, de Agudos (SP)
Admissão ao Noviciado: 10 de janeiro de 1992
Primeira Profissão: 10 de janeiro de 1993 (29 anos de vida religiosa)
Profissão Solene: 1 de maio de 1999
Ordenação Presbiteral: 16 de agosto de 2003 (19 anos de ministério presbiteral)

2000-2002 – Diocese de Barra (BA), a serviço da evangelização.
2003-2004 – Fraternidade Nossa Senhora do Rosário (Concórdia, SC), como vigário da Casa e vigário paroquial.
2004 – Fraternidade de Porto União (SC), como vigário paroquial.
2005-2006 – Fraternidade Nossa Senhora da Conceição (Paty do Alferes, RJ), como vigário da Casa e vigário paroquial.
2007– Fraternidade São João Batista (Luzerna, SC), como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Paz, de Água Doce (SC).
2007-2010 – Fraternidade Nossa Senhora da Conceição (Mangueirinha, PR), como coordenador da Fraternidade e vigário paroquial.
2011 – Fraternidade São Boaventura (Campo Largo, PR) para tratamento.
2012-2015 – Fraternidade Sagrado Coração de Jesus (Forquilhinha, SC), como vigário paroquial.
2016-2022 – Fraternidade Santo Estêvão (Ituporanga, SC), como vigário paroquial e assistente da OFS.

Frei Fabiano Kessin tinha uma personalidade marcante que o levava a se destacar por onde passasse. Extrovertido e acessível, mantinha as portas abertas para as pessoas dele se achegarem e, assim, criarem vínculos de boa convivência e amizade. Exerceu todo o tempo de seu ministério na evangelização paroquial, frente na qual se encontrou e buscava, a partir de seus limites, oferecer o que de melhor tinha às pessoas das comunidades às quais era enviado.

Que o nosso confrade falecido descanse em paz.

R.I.P.