Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: 23 frades professos temporários renovam os votos

08/12/2021

Notícias

A Missa de Renovação dos Votos ocorreu no mosteiro das Irmãs Clarissas, Sagrado Coração de Jesus, onde 23 frades de profissão temporária renovaram o seu ‘sim’ a Deus e aos irmãos por mais um ano.

A Missa da Imaculada Conceição de Maria foi presidida por Frei João Baptista Chilunda Canjenjenga, delegado do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e concelebrada por Frei Laurindo Júnior, Frei João Bunga, Padre Sebastião Martins, Padre Fernando Yandava e Padre Alcides Chivangu.

A Missa foi animada pelas Irmãs Clarissas e da participaram as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, missionárias de Santa Teresinha, Irmãs da Luz, e membros da Paróquia São Lucas.

Na homilia, o presidente da celebração começou por felicitar os frades que entre tantas opções e modalidades de vida, escolheram a de ser menor e não seguindo a lógica da sociedade que chama a ser maior, a superioridade.

“É a pobreza que Francisco escolhe como meio de libertação, a pobreza enquanto despojamento de tudo, despojar-se, desfazer-se para recomeçar. A nossa vida deve ser feita de novo entre refazer- se, dia após dia, que nos leva à conversão permanente. Francisco é aquele que, na sua conversão,  não só muda de atitude, de comportamento, de modo de forma de pensar, ele também muda de lugar, sai da casa do pai e vai ao encontro dos leprosos, sem medo de ser contaminado porque ele sabe que está com os médicos dos médicos, o Cristo Senhor.  Os nossos confrades também, acolhendo o chamado de Deus na forma de vida franciscana, mudam de lugar, deixam a casa paterna para entrar num convento franciscano, deixam o viver o mundano para viver espiritualmente.  A espiritualidade franciscana é esta identidade que faz a diferença entre ao viver no século e viver olhando para o alto”, disse.

Após a homilia, seguiu-se o rito de renovação, onde os frades, diante do delegado do Ministro Provincial, prometeram viver durante um ano a vivência dos conselhos evangélicos ao modo de São Francisco de Assis. E, depois, houve o momento de assinaturas e abraços de felicitação.

Antes da bênção final, Frei João Bunga agradeceu a presença de todos os presentes, de modo especial as quatro noviças das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt que na manhã de hoje haviam feito a sua vestição.

Depois da Missa, realizou-se uma janta-recreio com todos os convidados. A Missa teve o seu início às 17h30.


Frei Abel Ndala Sahuma Nganji e Frei Tomás Gaspar