Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Seu nome era Francisco”, a nova série

24/09/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Pato Branco (PR) – A série “Seu nome era Francisco” é uma iniciativa da Web TvFranciscanos, da Província Franciscana da Imaculada Conceição que, em parceira com a Rede Celinauta de Comunicação de Pato Branco (PR), produziu este especial em 10 episódios. Os vídeos apresentarão o itinerário do Santo de Assis, desde sua jocosa juventude, conversão, admissão dos primeiros companheiros, até os Estigmas de Cristo.  A partir de hoje (24/9), o material será exibido todos os dias até a grande festa de São Francisco, no dia 4 de outubro.

O que impressiona em Francisco é o cuidado constante de unir palavra e exemplo. Ele chega mesmo a afirmar que os frades haviam simplesmente sido chamados para dar o bom exemplo. O Evangelho deixa de ser letra morta para encarnar-se na vida do filho do comerciante Pedro Bernardone, de seus primeiros companheiros e na aventura franciscana através de todos os séculos.

Guiado pelo Espírito,  Francisco descobriu novamente a Encarnação de Deus, a pobreza do Senhor, o despojamento do Altíssimo. Resolveu personificar esse esvaziamento de Deus que vem ao encontro do homem. Chamava-o de Dama Pobreza. Fez dela sua querida e inseparável companheira. Ela estará perto dele no momento de seu trânsito. Ela banhará de luz sua vida com os irmãos e o seu andar pelo mundo. A consciência aguda que tinha Francisco a respeito da bondade e da benevolência do Altíssimo, que presenteia os homens com todos os bens, tornou o santo alguém inteiramente livre e despojado do senso de posse. Tudo é dom de Deus: a água cristalina, a flor do caminho, os leprosos, os irmãos que chegavam, a vida e o sofrimento, e até mesmo a morte.

Seu Cântico das Criaturas ganha hoje novas ressonâncias. É urgente salvar o mundo e preservar o planeta. Salvar o mundo mergulhado num consumismo desenfreado, capitalista, que mata irmãos e irmãs ou os deixa perecendo por causa da avareza. Francisco de Assis não foi um escritor. Dizia-se inculto e iletrado. A história franciscana, no entanto, conservou alguns de seus escritos: Regras, Cartas, Orações, Admoestações.

Vem com a gente, o Evangelho não pode ficar inerte nas páginas de um livro apenas. Ele precisa ser libertado através da vida de “novos Franciscos”. Acompanhe com a gente esta nova série na TvFranciscanos: Seu nome era Francisco!