Alverne: da Idade Média para “Idade Mídia”
08/04/2019
Bauru (SP) – O Encontro de Formação e Aprofundamento da Espiritualidade Franciscana Alverne, que teve início em Santa Catarina, em 2017, chegou a São Paulo. No último final de semana, 6 e 7 de março, este encontro foi realizado nas dependências da Comunidade São Lucas, da Paróquia Santo Antônio de Bauru, e do Seminário Santo Antônio de Agudos, respectivamente, tendo a assessoria do mestre em Espiritualidade Franciscana, Frei Vitório Mazzuco, da Fraternidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista (SP).
Toda a temática apresentada, a partir de momentos de mística, celebrações e exposições do assessor, teve como fio condutor a experiência de Francisco e o projeto de vida proposto por ele. Frei Vitório construiu, a partir da reflexão das virtudes e do amor cortês cavaleiresco, pistas para que o jovem seja capaz de fazer de sua vida uma experiência tipicamente franciscana. “Espiritualidade é identidade e ela traz uma grande fundamentação para a vida, de forma muito nítida”, afirmou.
Para Frei Vitório, que trabalha diretamente com a juventude na Pastoral da Universidade São Francisco (USF), a formação franciscana das juventudes está a serviço da transformação social e da superação da superficialidade nas relações virtuais. Segundo ele, as virtudes franciscanas são o fundamento contra a decadência do humano, promovida pela mídia, pelo mercado, pelo consumo, pela política.
PROTAGONISMO
Os jovens colocaram a mão na massa e assumiram com entusiasmo a missão de preparar e executar toda a logística e preparação que um encontro como se exige. Para Janaína Augusto, da Paróquia Santo Antônio, a formação é um desejo antigo e essencial. “É muito importante a gente saber que existem dons que devem ser usados pela nossa vida de juventude, com tudo aquilo que ela tem”, comentou. O desafio agora é transformar as informações em vivências: “Hoje é um despertar para colocar em prática na comunidade, onde o jovem estará em ação com as virtudes”, concluiu.
Neste processo de construção está Fernando Ferreira da Silva, da Comunidade São Francisco de Assis, de Agudos, que há três anos começou um grupo de jovens. “Desenvolver o espírito franciscano no jovem o transformará em líder para que ele leve além da comunidade, no trabalho ou na escola, o carisma franciscano”, observou. Para ele, o jovem deve fugir da imagem superficial de Francisco de Assis, para ir além: “Francisco desperta a curiosidade do jovem e um encontro como esse faz ele se aprofundar, porque São Francisco é um santo apaixonante”, explicou.
Carlos Fernandes Neto, que também é da Paróquia Santo Antônio e esteve na organização do evento, entende que o jovem deve ser um agente multiplicador do projeto franciscano. “O Alverne é a realização de um pedido nosso para vivenciar e aprofundar a espiritualidade, experimentação de uma intimidade maior com Deus a partir da experiência de Francisco. O jovem sairá do encontro preparado para multiplicar em seus grupos o que foi aprendido”, destacou.
Para Karina Silva Rocha, da Paróquia Santo Antônio, de 23 anos, o encontro foi transformador. “Este é um momento para descobrir dentro de si as virtudes para poder desenvolvê-las a fim de sermos seres humanos melhores”, comentou. Identificar-se com Francisco é o primeiro passo para aderir ao seu projeto. “São Francisco é um santo como a gente, mesmo tendo vivido há tanto tempo, ele traz as respostas às perguntas que nós temos hoje”, concluiu.
Carlos Fernandes Neto, que também é da Paróquia Santo Antônio e esteve na organização do evento, entende que o jovem deve ser um agente multiplicador do projeto franciscano, que é a vivência das virtudes. “O Alverne é a realização de um pedido nosso para vivenciar e aprofundar a espiritualidade, experimentação de uma intimidade maior com Deus a partir da experiência de Francisco. O jovem sairá do encontro preparado para multiplicar em seus grupos o que foi aprendido”, destacou.
ITINERÂNCIA
O pôr do sol de sábado, dia 6, foi missionário: os jovens tiveram a oportunidade de visitar Maria José Meirelles, carinhosamente apelidada de Mazé, que sofre de esclerose lateral amiotrófica, doença rara conhecida pela sigla ELA. Nesta visita, os participantes viveram uma bonita experiência de fraternidade e itinerância, além de conhecer o testemunho de superação e vocação familiar de Mazé e seu esposo.
O domingo nublado, dia 7, não foi motivo de desânimo para os quase 40 jovens que chegaram na Fazenda do Seminário Santo Antônio, para a conclusão do encontro. Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Província acolheu a todos na capela e conduziu um bonito momento de devoção mariana. Cada participante recebeu a coroa franciscana como sinal de envio para a missão em suas comunidades de origem.
Após as últimas considerações de Frei Vitório, na varanda da fazenda, todos participaram da Celebração Eucarística do 5º Domingo da Quaresma. Diante de muitos agradecimentos e considerações positivas a respeito do encontro, Frei Diego apresentou o Itinerário Franciscano das Juventudes, uma proposta de percurso na Espiritualidade Franciscana que vem sido desenhada e amadurecida pelo Conselho de Juventudes da Província. O encontro foi encerrado por um almoço preparado com dedicação pela Comunidade São Francisco.
Ainda este ano, as cidades de Lages (SC) e Vila Velha (ES) receberão o evento.
VEJA MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA USF