Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Admirar com os pequenos milagres de cada dia”, o novo livro de Anselm Grün. Veja outros lançamentos.

04/08/2021

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Admirar com os pequenos milagres de cada dia

“O meu objetivo com este livro é indicar como a arte de viver espiritualmente abre as atividades e coisas do cotidiano e as experiências de nossa vida para o maravilhoso, para Deus, o fundamento de todo o ser, e para o seu amor, que vem ao nosso encontro em tudo.Tempo livre, atenção e silêncio são características dessa arte de viver. A arte de viver espiritualmente é, em última instância, a maneira de possibilitar que tudo que vem ao nosso encontro na vida se torne transparente em vista desse fundamento mais profundo.Tudo o que faço se torna, então, uma atividade a partir da atitude atenta da abertura para o maravilhoso”, diz Anselm Grün.

Como nossa vida dá certo? O que entendemos por verdadeira felicidade? Poder, dinheiro, propriedade, carreira, popularidade, consumo e o mínimo de tédio possível? O objetivo de toda verdadeira arte de viver é levar uma vida feliz e plena de sentido. Filósofos de todas as épocas – de Platão a Epicuro, Epiteto ou Agostinho até os filósofos atuais – refletiram sobre como isso sucede. A busca pela melhor maneira de levar uma vida boa e feliz no cotidiano nunca deixou de existir.

Autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil. O seu ‘best-seller’ publicado em 1998 – “O Céu começa em você” – já foi traduzido em mais de 30 idiomas no mundo.


Teologia e Hermenêutica

O debate filosófico sobre a hermenêutica no contexto mais amplo da problemática da intelecção humana desenvolvida por Zubiri oferece um quadro teórico que permite assumir o momento hermenêutico da intelecção, sem reduzi-la a pura interpretação (práxis-intelecção-hermenêutica). E este quadro teórico permite uma nova abordagem da relação teologia-hermenêutica no contexto mais amplo da problemática da intelecção da realização histórica do reinado de Deus (reinado de Deus-teologia-  hermenêutica). Isso nos levará a uma passagem da “teologia como hermenêutica” para o “momento hermenêutico da teologia”, como reza o subtítulo desta obra. Se Geffré fala de uma “virada hermenêutica da teologia”, falaremos aqui, a partir de Ignacio Ellacuría, da necessidade de uma virada práxica da teologia que, assumindo com seriedade o momento hermenêutico da teologia, situe o fazer teológico em sua totalidade no contexto mais amplo da realização histórica do reinado de Deus, oferecendo, assim, uma nova perspectiva de abordagem da problemática da relação teologia-hermenêutica: hermenêutica como momento da teologia e teologia como momento da realização histórica do reinado de Deus.

Se a compreensão de intellectus como “hermenêutica” leva Geffré a “identificar a razão teológica com uma razão hermenêutica”, a compreensão de intellectus como “apreensão de realidade” – apreensão (e não mera interpretação) de realidade (e não simplesmente de sentido) – leva Ellacuría a falar da teologia como momento intelectual da realização histórica do reinado de Deus. Tendo passado pela “virada hermenêutica da teologia” (Geffré), é preciso passar por uma “virada” práxica da teologia (Ellacuría). E tanto em razão do caráter e do dinamismo da atividade intelectual (momento da práxis), quanto em razão da eficácia do fazer teológico e da teologia (realização do reinado de Deus).

Francisco de Aquino Júnior é doutor em teologia pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster na Alemanha, professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte no Ceará, é membro de corpo editorial dos periódicos: Revista Eclesiástica Brasileira (REB), da Perspectiva Teológica (FAJE) e da Kairós (Instituto teológico-pastoral do Ceará). Suas recentes publicações se interessam pela filosofia e teologia latino-americanas, e pela epistemologia teológica. É autor de “Pastoral Urbana”, “Dimensão socioestrutural do reinado de Deus” (2011); “Teoria teológica – práxis teologal” (2012); “A teologia como intelecção do reinado de Deus: O método da teologia da libertação segundo Ignacio Ellacuría”, entre outras obras.


Atividades interdisciplinares de arte e meio ambiente

A finalidade principal da obra é promover atividades direcionadas à Arte e ao lúdico por meio de atividades interdisciplinares, despertando o interesse da criança pela preservação da natureza ao elaborar trabalhos artísticos como reciclagem de materiais, pintura, recorte, colagem, dobraduras, música e atividades envolvendo as histórias.

As atividades são direcionadas a crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental por meio de projetos didáticos que possibilitam uma abordagem diferente da aprendizagem, rompendo os limites do ensino tradicional, e a contribuição da Arte pode ser muito valiosa.

Por meio de atividades lúdicas e criativas, a criança conhece a obra do artista e a cultura de várias regiões, estados e países, ao mesmo tempo em que amplia o conhecimento da Arte e de outras disciplinas em atividades interdisciplinares.

Outras atividades artísticas são apresentadas por meio do computador, uma vez que a Arte e a tecnologia já fazem parte da vida da criança no mundo atual.

A autora, Aurora Ferreira, apresenta um trabalho lúdico e didático, focando a obra na arte e no meio ambiente em atividades interdisciplinares, com uma linguagem clara e simples para facilitar o dia a dia do professor, com técnicas e sugestões de atividades visando despertar o interesse e a criatividade da criança.

Destinado a preencher as lacunas do conhecimento infantil, o livro surge para transformar o estudo escolar num misto de trabalho e lazer.


Introdução à pesquisa social

Este livro trata de métodos para a realização de pesquisa empírica em ciências sociais. Abrange abordagens quantitativas e qualitativas e se concentra nos elementos essenciais de cada uma. Situa as duas abordagens na mesma estrutura de organização da pesquisa e lida com elas sob os mesmos três tópicos principais – desenho, coleta de dados, análise de dados. Inclui métodos mistos, em que dados e métodos qualitativos e quantitativos se combinam. A ênfase é na lógica do que se faz na pesquisa, não nos seus aspectos técnicos. Portanto, o objetivo deste livro não é ser um “manual”, e sim desenvolver um entendimento básico das questões envolvidas e das ideias que subjazem às técnicas principais.

Ao selecionar o material para o livro, duas questões centrais foram levadas em consideração:

Qual deve ser o conteúdo de um curso introdutório sobre métodos de pesquisa social antes de qualquer especialização metodológica?

Como esse conteúdo pode ser apresentado de modo a mostrar como a pesquisa funciona e propiciar um entendimento tangível e prático suficiente das questões, métodos e técnicas para executar um projeto?

O livro se destina principalmente a alunos nos últimos anos da graduação e no início da pós-graduação em áreas diferentes das ciências sociais, mas esperamos que também seja apropriado a outros pesquisadores que desejem um panorama da lógica da pesquisa social e das principais ideias subjacentes aos seus métodos.

Esta obra, de Keith F. Punch, traz uma visão de pesquisa e um modelo de pesquisa simples, porém robusto, e depois usa o modelo para orientar o planejamento de pesquisas empíricas quantitativas, qualitativas e com métodos mistos nas ciências sociais. Nesse processo, enfatizamos a necessidade de desenvolvimento de perguntas empíricas genuínas e descrevemos as conexões entre conceitos e seus indicadores empíricos. Depois demonstramos a implementação desse modelo na pesquisa qualitativa e quantitativa.

A respeito dos motivos, a intenção é expor a lógica de todos os estágios do processo de pesquisa empírica (seja qual for a natureza dos dados) e sugerir uma base para os alunos planejarem e desenvolverem a pesquisa imediatamente. Como antes, então, tento enfatizar a lógica que subjaz à pesquisa e suas técnicas, e não questões puramente técnicas. Um dos objetivos ao fazê-lo é “desmistificar” o processo de pesquisa e, quando necessário, simplificá-lo, tentando demonstrar claramente a lógica subjacente; portanto, mostrando que uma pesquisa de qualidade está ao alcance de muitas pessoas.


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