Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Acompanhamento vocacional dos Aspirantes do Ensino Médio faz segundo encontro em Ituporanga

20/07/2023

Notícias

Ituporanga (SC) – Neste início de julho foi realizado o segundo “Tempo Forte” de convivência e formação com os Aspirantes do Ensino Médio no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC). Durante duas semanas, a Fraternidade do Seminário acompanhou esses jovens em  diferentes atividades formativas. A novidade desta segunda experiência foi a chegada de três novos vocacionados: Matheus de Souza Filippi (SC), Felipe Loss (PR) e Marcus Vinicius Mendes (RJ), que se juntaram ao três que já estavam neste processo: Kauê Cangirana Rozim (SC), Lucas Sperança Goschel (SC) e Cauã Bertolacini Sampaio (SP).

Segundo Frei Jeâ Paulo Andrade, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional da Província, até o Capítulo Provincial no ano que vem, os aspirantes que cursam o Ensino Médio serão acompanhados fora do Seminário, e por isso passarão por essas experiências formativas durante as férias. “Tivemos a primeira experiência, que eu chamo de ‘Tempo Forte’ em janeiro e agora esta em Ituporanga. Considerando que a procura vocacional já não é tão numerosa e a responsabilidade pelo cuidado com os menores, a Província da Imaculada Conceição optou pela nova modalidade formativa, “ad experimentum”, até o próximo Capítulo Provincial”, explicou Frei Jeâ.

Durante esse período no Seminário de Ituporanga, o novo grupo participou de diferentes atividades no trabalho manual, na formação intelectual e apostólica, em obras sociais e recreativas. Foram momentos de reflexão, trabalho e, muito importante, exercitaram a fraternidade, o pilar da vida franciscana.

Levar o vocacionado a conhecer o carisma franciscano e a sua concretização na vida e na missão dos Frades Menores hoje é um objetivo fundamental no processo de discernimento vocacional. Nesse sentido, foram propostas as seguintes ações para oferecer ao vocacionado um contato mais próximo com a vida e missão da fraternidade, permitindo-lhe concretizar o convite do evangelho “consolidai sempre mais vossa vocação” (Pd 1, 10) Nesse viés, ao pensar o cronograma para esses dias de convivência, foram utilizados como base os seguintes objetivos: Realização de retiros e encontros franciscanos; visitas às comunidades e obras sociais, como o Abrigo Mão Amiga (AMA);  participação em atividades de evangelização; formação franciscana; acompanhamento espiritual e discernimento pessoal; e desenvolvimento humano e formação acadêmica.

Com essas iniciativas, foi proporcionado a nós, os aspirantes do Ensino Médio, uma vivência genuína do carisma franciscano, permitindo-nos conhecer mais profundamente a vida e a missão dos Frades Menores. Ao confrontar essa experiência com seu próprio projeto de vida, podemos discernir com maior clareza o chamado a abraçar essa vocação e seguir os passos de São Francisco de Assis.

Peçamos ao Senhor da Messe que nos inspire, para que possamos ser perseverantes instrumentos de paz e semeadores de humanidade. Que o Senhor continue despertando novas vocações para o seguimento de Cristo, que nos convida à missão! Como dizia Dom Helder Câmara: “Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.”


Kauê Cangirana Rozim e Cauã Bertolacini, aspirantes