Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Abertura e Instalação do Capítulo Provincial

05/11/2024

Notícias

Nesta segunda-feira, 4 de novembro, os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil reuniram-se para Rito da Abertura e Instalação do Capítulo provincial 2024. A cerimônia iniciada às 20h30 contou com momentos marcantes, nos quais destacamos a entrada dos símbolos da Província: vela com o desenho do Capítulo, Estatutos Particulares e Plano de Evangelização, acompanhados com canto “Salve Mestre”.

Em seguida, a oração invocando a Santíssima Trindade e o “Veni Creator Spiritus” dirigida pela Equipe de Liturgia e pelo Ministro provincial e Presidente do Capítulo, Frei Paulo Roberto Pereira. Depois de um momento de silêncio, Frei Claudino Gilz, Coordenador da Comissão Preparatória do Capítulo tomou a palavra e agradeceu ao Definitório provincial por lhe ter concedido a oportunidade para fazer parte na organização deste Capítulo. Ele afirmou que o capítulo “é o momento da escuta do Senhor, mas também da escuta dos irmãos com suas histórias” e os três verbos “rever, atualizar e anunciar”. Conforme diz o lema do Capítulo, são mais do que verbos, mas sim atitudes humanas que se propõem para realizar a ação humana. São mais que uma proposta, são atitudes humanas em vista do anúncio do Reino de Deus. E, por sua vez, Frei Ademir Sanquetti, Guardião da Casa, acolheu e deu as boas-vindas, agradecendo a presença de todos.

Consequentemente, Frei Paulo Pereira tomou a palavra e motivou os capitulares à participação. Em seguida, fez a chamada dos convocados que, naquele momento somavam um total 105 presentes, além de outros que não puderam participar, apresentando as devidas justificações da sua ausência. Importa lembrar que foi feita a eleição dos Moderadores das seções – que têm a missão de gerenciar o tempo e a organização das atividades, além de apresentar os relatores – e os escrutinadores – essenciais às eleições capitulares. Apresentou-se, ainda, o Regimento do Capítulo e o programa que, juntos, orientarão estes dias da nossa reunião e que foram aprovados por todos. Frei Rodrigo da Silva Santos reforçou as orientações sobre o acesso ao site que contêm todas as informações que serão tratados esses dias. E por fim, Frei Paulo Pereira agradeceu a todos, decretando instalado o Capítulo e encerrando as atividades às 22 horas e 15 minutos, com a oração “Salve Regina”.

 

Rever: Revisão da Vida, relatório Provincial

Esta manhã, 5 de novembro, as atividades estão voltadas para rever a vida da Fraternidade Provincial, através do Relatório ao Ministro provincial, fruto de sua visita canônica feita às 47 fraternidades da Província.

Às 8 horas, tivemos a celebração eucarística presidida pelo Ministro provincial e concelebrada pelo Vigário provincial, Frei Gustavo Wayand Medella. Na reflexão, Frei Gustavo começou por saudar a todos e lembrou o lema “Chagados pelo amor, Peregrinos da esperança”. Já temos refletido muito nestes últimos dias diante dessa realidade, mas é difícil estabelecer um uma ordem cronológica definida e segura, ou seja, é difícil responder a seguinte problemática: “Nós nos tornamos peregrinos da esperança porque fomos primeiro chagados pelo amor, ou, ao contrário, quando nos dispusemos a peregrinar na esperança, acabamos amorosamente nos ferindo pelo caminho?”. Entretanto, “o importante mesmo é, antes de encontrar respostas para este enigma, viver estas realidades na certeza de que elas estão profundamente interligadas e acabam se retroalimentado. O amor e a esperança, ao mesmo tempo que ferem, curam”.

No primeiro momento teremos uma motivação feita pelo Frei Vagner Sassi, que nos convidará a rever a nossa vida, as motivações de nossa caminhada provincial. Em seguida haverá as intervenções do Ministro, que apresentará a carta do Ministro geral. Depois, as reflexões estarão voltadas sobre o relatório provincial. Teremos as reflexões dos grupos temáticos, as partilhas e depois o descanso nas atividades para fortalecimento do corpo e os trabalhos continuarão na parte da tarde, a partir das 14h30.


Por Frei Elias Hebo Luís e Frei Rodrigo da Silva Santos.