Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aberta a JMJ e Papa Francisco chega a Lisboa

02/08/2023

Notícias

Imagens: site oficial JMJ Lisboa 2023

O Papa Francisco, de 86 anos, chegou na manhã desta quarta-feira a Lisboa, onde um milhão de jovens peregrinos de todos os continentes o esperam para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na tarde desta terça-feira, 1 de agosto, teve lugar a Missa de abertura da JMJ presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, no Parque Eduardo VII de Lisboa.

Imagem: Vatican Media

“Voltarei (desta viagem) rejuvenescido”, disse aos cerca de 70 jornalistas que o acompanhavam no avião que aterrisou às 9h45 (horário local) na Base Aérea de Figo Maduro, na capital portuguesa. O Pontífice foi recebido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Duas crianças em vestes tradicionais lhe ofereceram flores. Em cadeira de rodas, o Papa saudou então as delegações presentes e a Guarda de Honra, enquanto se dirigia para a VIP Lounge montada no Hangar da Base Aérea, onde conversou por alguns minutos com o presidente português, antes de se dirigir ao Palácio Nacional de Belém, distante 6,7 km, para a cerimônia de boas-vindas.

Com 11 pronunciamentos, entre discursos e homilias, e cerca de vinte encontros, o programa desta 42ª Viagem Apostólica promete ser movimentado para o jesuíta argentino, dois meses após a cirurgia a que foi submetido no Hospital Gemelli.

Nos diversos encontros, Francisco tratará de temas como fé, conversão, fraternidade, paz, guerra na Ucrânia, cuidado com a “Casa Comum, justiça social;

No total, os organizadores esperam um milhão de peregrinos de mais de 200 países para esta semana de eventos espirituais, culturais e festivos, aberto na terça-feira com uma Missa no alto de uma colina próxima ao centro da cidade e à foz do Tejo.


Dom Manuel Clemente na abertura da JMJ: “Aprender com Maria”

Na tarde desta terça-feira, 1 de agosto, teve lugar a Missa de abertura da JMJ presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, no Parque Eduardo VII de Lisboa.
P. Bernardo Suate, para o Vatican News

Perante uma enorme multidão de jovens em festa e provenientes de todas as latitudes, a cerimónia foi um evento de festa e de encontro, que já mostra uma Igreja jovem que se coloca a caminho com o sucessor de Pedro, rumo à construção de uma sociedade mais fraterna.

Focado no tema da Jornada (“Maria levantou-se e partiu apressadamente ao encontro de Isabel”), Dom Manuel Clemente deu as boas vindas aos “caríssimos amigos aqui chegados do mundo inteiro para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa, bem-vindos também na amplitude ecuménica, inter-religiosa e de boa vontade que estes dias têm e congregam”, enfatizou Dom Clemente.

Como Maria, sublinhou ainda o purpurado, também vós vos pusestes a caminho e para muitos de vós foi um caminho difícil pela distância, as ligações e os custos que a viagem envolveu – foi preciso juntar recursos, desenvolver atividades para os obter e contar com solidariedades que graças a Deus não faltaram.

O Cardeal falou também aos jovens do mundo virtual que nos mantém sentados, diante de meios que facilmente nos usam quando julgamos usá-los, enquanto pelo contrário, a realidade consistente nos põe a caminho, ao encontro dos outros e do mundo como ele.

Dom Manuel Clemente falou em seguida da pressa de Maria e, com ela, também da urgência do anúncio, do testemunho e da visitação permanente aos outros. Pressa, contudo, que não se confunde com a ânsia, porque a pressa é partilhar o que já nos leva e por isso é uma urgência serena e sem atropelo.

E por último a saudação de Maria de que falta muito mesmo no mundo em que estamos, sublinhou o Cardeal, sobretudo quando não nos damos bem com os outros, nem reparamos naqueles que encontramos. Aprendamos com Maria a saudar a todos e cada um; pratiquemo-lo intensamente nos dias desta Jornada Mundial da Juventude, concluiu o Cardeal Dom Clemente recordando que mundo novo começa na novidade de cada encontro e na sinceridade da saudação que trocarmos.

Com a Missa de abertura, na qual se estima que participaram milhares de jovens foi um momento de festa e de encontro, que já mostra uma Igreja jovem que se coloca a caminho com o sucessor de Pedro rumo à construção de uma sociedade mais fraterna.

Os olhares de todos estão agora voltados para o Papa Francisco que chega pelo fim da manhã de quarta-feira, 2 de agosto, cujos momentos mais significativos serão a visita de cortesia do Santo Padre ao Presidente da República e o tão esperado encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático, no Centro Cultural de Belém da capital portuguesa.


Fonte: Vatican News (P. Bernardo Suate,) e site oficial da JMJ Lisboa 2023

 

VEJA TAMBÉM

Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023