Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aberta a 26ª Exposição Franciscana de Presépios

08/12/2015

Notícias

pres_alto

Chegando à sua 26ª edição, a tradicional Exposição Franciscana de Presépios foi aberta nesta terça-feira, dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição do Brasil. Trazendo como tema a Miseriórdia, em referência ao Jubileu Especial proclamado pelo Papa Francisco, a exposição, montada no claustro do Convento São Francisco, foi aberta logo após a celebração eucarística das 10h30, presidida por Frei Anacleto Gapski, da Fraternidade Franciscana de Santo Antônio do Pari.

De acordo com o responsável pela montagem da exposição desde 2010, Frei Róger Brunório, o Mistério da Encarnação é um elemento fundamental da espiritualidade franciscana e um dos grandes objetivos desta iniciativa é evangelizar através da arte. “Por conta desta responsabilidade que me foi atribuída, eu passo o ano todo pensando em presépios”, comenta Frei Roger. “Neste ano estamos trazendo muitos presépios do Brasil e o tema que optamos apresentar é o da misericórdia, inspirados na frase do Evangelho que diz: ‘Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso’ (Lc 6,36)”, explica o frade.

Além da beleza artística das peças, produzidas em materiais variados, todo o espaço de exposição também é pensado em detalhes: “Cada presépio é inserido dentro de uma cenografia, que é pensada a partir do conteúdo, da forma e da espiritualidade. Neste trabalho, todos os anos nós usamos a reciclagem, algo bem típico da tradição franciscana e também um anseio do mundo atual”, contextualiza Frei Roger. Entre os materiais utilizados nos cenários estão a palha de arroz, cacos de vidro, estopa etc.

Em sintonia com a Igreja e com a Espiritualidade de São Francisco, a mostra se ocupa em abordar temas da atualidade. Neste ano, ganha destaque a questão da imigração “Tantos imigrantes se deslocando de suas origens, de suas famílias, de suas casas, de seus países, numa realidade que Jesus também viveu, afinal ele não teve casa, nasceu numa manjedoura, numa gruta, no frio, porque não havia vagas”, recorda.

A quem tem dúvidas sobre a conveniência de se levar crianças para a 26ª Exposição Franciscanas de Presépio, Frei Roger tem palavras de incentivo: “Temos presépios de todos os tipos e também um cenário com presépios para criança, com quebra-cabeça, dominó e peças muito coloridas. É uma oportunidade de evangelizar e catequisar as crianças, num verdadeiro passeio de férias no claustro de nosso convento”, diz, convidando aos pais que tragam suas crianças.

26ª Exposição Franciscana de Presépios
Local: Convento São Francisco, Largo São Francisco, 133, Centro, São Paulo
Período: 08 a 30 de dezembro
Horários: Segunda a sexta, das 09h às 17h; Sábado, das 09h às 15h e Domingo, das 09h às 12h.Não abre nos dias 24 e 25 de dezembro.