Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A vida consagrada no 6º Dia do Oitavário da Festa da Penha

14/04/2023

Notícias

Vila Velha (ES) – No sexto dia do Oitavário da Festa da Penha, a reflexão proposta foi sobre o tema “Chamados à vida religiosa consagrada”. No Momento Devocional Franciscano, Frei Jeâ Paulo Andrade fez apresentação do tema: “A vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade”.

Frei Jeâ agradeceu aos Militares pela homenagem a Nossa Senhora da Penha. Às 14h30, a procissão reunindo cerca de 80 soldados subiu a ladeira do Convento da Penha e chegou ao Campinho. A imagem de Nossa Senhora foi trazida num andor por um representante do Exército, da Marinha, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O Momento Devocional é feito com cantos, orações e reflexões. Frei Paulo César Ferreira, com o grupo de músicos, tornaram a celebração mais bela.

Frei Jeâ lembrou que, ao longo desta Festa da Virgem da Penha, teve-se a oportunidade de pensar nos diferentes chamados que o Senhor Deus faz a cada um de nós “e a vida consagrada, a vida religiosa, é uma vida dedicada a Deus, a servir a Deus, é sim uma possibilidade para muitos”.

 

“Nós, freis franciscanos, muitas irmãs religiosas consagradas que estão aqui neste Campinho, muitos irmãos que se consagram a Deus são felizes porque responderam ‘sim’ ao chamado que Ele nos faz. O texto de São Marcos que nós ouvimos hoje, narra essa conversa entre Jesus e esse jovem e o relato que nos é feito diz que Jesus olhou com amor para aquele jovem, Jesus olhou com carinho, com cuidado para aquele jovem. É o modo como Jesus se aproxima das pessoas e talvez por Jesus nos ter chamado também com amor é que muitos cristãos católicos, que estão nesta grande Igreja de Deus, responderam ‘sim’ a este chamado à vida religiosa”, explicou o frade.

Mas, lembrou o frade, aquele jovem do Evangelho tinha muitos bens. Era difícil para ele abraçar e servir com amor.

“Talvez para muitos religiosos consagrados essa renúncia seja difícil mas é o próprio Deus quem nos capacita para esse ‘sim'”, disse.

Frei Jeã explicou os três conselhos evangélicos vividos pelos consagrados.

Sem nada de próprio – Os religiosos se confiam plenamente à graça de Deus, por isso eles não vão ter um carro, uma casa, melhor profissão. Eles querem desapegar de si mesmos para melhor servir a Deus. Por isso, não possuem nada de próprio. Os frades que hoje vivem aqui no Convento outro dia podem estar na missão ou evangelizando em tantos lugares. O povo capixaba já conheceu tantos freis que passaram por aqui, não é verdade? Justamente porque os freis estão nessa itinerância para fazer a vontade de Deus.

Os franciscanos, os religiosos fazem o voto de obediência porque querem escutar a vontade do Pai e também servir à Igreja para aquilo que for preciso. Nós somos chamados e enviados por isso estamos na obediência para servir ao povo.

E outro conselho evangélico é o da castidade. Não constituir uma família para poder servir, amar, cuidar, reverenciar a todas as pessoas. Não sua esposa, seus filhos, mas a todos aqueles que compartilham a sua vida com os consagrados. Esse é a nossa dedicação, esse é o nosso amor. Estar livre para amar a todos sem distinção. Esses conselhos evangélicos podem servir a todos nós para abraçar ainda mais a nossa vocação batismal. Maria, Virgem da Penha, é para nós o exemplo de ‘sim’ generoso e de consagração total ao Senhor Deus.

Na recordação da História, Frei Palácios percebeu que era desejo da Senhora da Penha ter uma ermida nestas alturas. “Sem medir dificuldades, tratou logo de levar a efeito este desejo que bem depressa foi coroado de êxito. Aprendamos neste fato a consultar sempre o desejo de tão boa Mãe em todos os nossos empreendimentos. Peçamos sempre em nossas orações a Nossa Senhora, que nos faça conhecer em tudo seu santíssimo desejo”.

SANTA MISSA

Às 16 horas, a liturgia da Santa Missa esteve a cargo da Área Pastoral de Vitória. Pe. Vandaike Costa de Araújo, da Paróquia Santa Luzia, no Barro Vermelho, presidiu a Eucaristia e o Pe. Eder Hoffman, vigário da paróquia São Francisco de Assis, Jardim da Penha, fez a homilia.

Citando o Evangelho de hoje, Pe. Eder lembrou que Jesus já tinha Ressuscitado e, mesmo assim, os apóstolos estavam meio perdidos. “Eles não sabiam o que fazer. Lembraram daquilo que faziam antes. Eles eram pescadores, então eles foram pescar. E pescaram a noite inteira e não conseguiram pescar nada. Se nós somos cristãos e estamos na barca que Cristo nos colocou para navegar e nós não fazemos a vontade de Jesus, nós conseguiremos pescar aquilo que os discípulos conseguiram pescar hoje: nada. É com Jesus que nós conseguimos fazer a vontade de Deus”, ensinou.

Segundo ele, não somos cristãos sozinhos. “Com Jesus, seguindo o que Ele nos pede, poderemos conseguir sucesso na vida”, indicou.

PROGRAMAÇÃO

15 de abril (sábado) – 7º dia do Oitavário
Tema do dia: Chamados ao ministério de catequistas

– 7h – Missa na Capela do Convento
– 8h – Romaria das Pessoas com Deficiência, em seguida, Missa em frente a Igreja do Rosário, na Prainha
– 9h – Missa com a Romaria da Diocese de São Mateus – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet)
– 10h – Romaria dos Adolescentes – saída do Parque da Prainha
– 11h – Missa com os Adolescentes no Campinho do Convento
– 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet)
– 15h – Devocional Oitavário – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet)
– 16h – Missa 7º dia do Oitavário – Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet)
– 18h – Missa de Envio da Romaria dos Homens na Catedral de Vitória
– 20h – Apresentação da Banda Adventus no Parque da Prainha, Vila Velha
– 23h – Missa de Encerramento da Romaria dos Homens no Parque da Prainha


Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo