Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Mãe das Alegrias visita os seus filhos em Guarapari

14/04/2023

Notícias

Vila Velha (ES) – O sol deu as caras timidamente na manhã desta sexta-feira, 14 de abril, quando uma equipe da Corrente da Penha e da Comunicação da Festa da Penha, juntamente com o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, e Frei Alessandro Nascimento, dirigiram-se para o Santuário do Divino Espírito Santo, de onde partiu com destino a Guarapari, cidade no litoral do Espírito Santo, conhecida por suas belas praias.

Em um dos carros, uma atenção especial tinham os voluntários desta peregrinção: cuidar bem da imagem de Nossa Senhora da Penha, que saiu da sua casa, no alto do Morro da Penha, para visitar seus filhos na cidade litorânea. Exatamente no dia em que o Evangelho mostrava Maria indo apressadamente visitar e ajudar sua prima Isabel.

    A PEREGRINAÇÃO

(toque nas imagens para ampliá-las)

No trevo de Setiba, já na periferia de Guarapari, a imagem de Nossa Senhora deixou a caminhonete e foi colocada no pequeno trio elétrico para iniciar sua peregrinação. O “time” também aumentou com a presença de Pe. Diego Carvalho dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e do vigário desta Paróquia, Pe. José Morais da Silva, que também é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A primeira visita foi à Paróquia São Tiago Maior, em Setiba, onde os sinos anunciavam sem parar a chegada da Mãe das Alegrias. Colocar a imagem no alto do trio elétrico é uma missão difícil e, nessa peregrinação, optou-se por fazer um momento de oração, enquanto a imagem ficou parada em frente das igrejas visitadas sem descer do trio.

O sol já estava forte, às 9 horas, quando o trio começou a passar por ruas mais movimentadas, chamando a atenção das pessoas. Os fiéis devotos acenavam com devoção para imagem. Outros não perdiam a oportunidade de tirar uma foto. Depois de passar pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a parada foi em frente ao Hospital São Francisco de Assis, e Nossa Senhora foi recebida pelos profissionais de saúde. Dali, as próximas paradas foram a Paróquia Sagrada Família e Paróquia São Pedro. Em seguida, um momento-fofura, quando o trio parou em frente a uma Escola Municipal a pedido das professoras, pois não estava no roteiro segundo Pe. Diego. E a Mãe da Penha foi ovacionada pelas crianças.

Em frente ao Hopital da UPA, a Paróquia Padre Eustáquio, com o pároco Padre Robson Lemos, rezou com os profissionais de saúde e fiéis devotos, para seguir até o destino final pelas ruas da principal avenida da praia: a bela Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi inaugurada recentemente. Um trabalho, que segundo Pe Diego, rendeu-lhe uma calvície. Com capacidade para 1.800 pessoas sentadas, a igreja ficou lotada na Santa Missa, ao meio-dia, encerrando a visita da Mãe da Penha, que teve de retornar para o Morro, pois novos compromissos a aguardavam até o grande dia na segunda-feira.

Pe. Diego presidiu a Eucaristia e, na sua homilia, chamou a atenção para “uma maravilha”: “Quis Deus que, no contexto da Festa de Nossa Senhora Penha, a nossa amada cidade Guarapari fosse visitada por Nossa Senhora. A Mãe Maria veio trazer para nós sementes de esperança, sementes de fé, mas Nossa Senhora veio, sobretudo, dizer a cada um de nós que viemos participar desta Santa Missa que estamos no caminho certo. Aqueles que caminham nas estradas do Ressuscitado sabem que seus nomes estão guardados no coração de Deus”, animou.

Ele recordou do trecho do Evangelho que narra o momento da visita de Maria a Isabel. “E vejam como Isabel, cheia do Espírito Santo, saúda Maria e diz: ‘Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar’. Nossa Senhora veio visitar a nossa cidade, e desde cedo percorreu algumas ruas de nossa cidade, justamente para trazer aquilo que ela tem de mais precioso, que é o seu Filho Jesus Cristo. Quando nós olhamos para Nossa Senhora, encontramos nela o socorro, sobretudo encontramos em Nossa Senhora o seu Filho Jesus Cristo, porque quem olha nos olhos de Nossa Senhora escuta da boca de Maria a expressão: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’. Se caminharmos com Nossa Senhora, se formos conduzidos pelo Espírito Santo e se fizermos a vontade de Jesus Cristo, nós seremos de fato a Igreja que Jesus Cristo tanto sonhou”, ressaltou.

“Nesta tarde, Nossa Senhora visita também o seu coração, a sua história, as suas dores, as suas alegrias, aquilo que você conseguiu vencer, mas também aquilo que precisa ser vencido. E eu convido você, meu irmão e minha irmã, a não perder a esperança a ter sempre no seu coração um sentimento de que, embora venham ventos contrários, nós não podemos desanimar”, animou outra vez, emocionando no final com uma oração a Nossa Senhora da Penha que fez durante a pandemia. “Senhor Jesus, permita que nós possamos ser acolhidos nos braços da Mãe Maria”, terminou sua homilia.

Frei Gustavo Medella falou da alegria imensa de a Fraternidade Franciscana perceber o quanto a devoção a Nossa Senhora chega ao coração do povo capixaba. “Nossa Senhora está sempre no Convento e atende os pedidos, os agradecimentos, ela é muito íntima de todos vocês, de todo o povo. Ela está lá e está no coração de todos vocês. Por isso, fazê-la peregrinar pelas ruas de Guarapari é manifestar de uma maneira eloquente que ela é próxima de cada filho, de cada filha, e é isso que nós hoje pudemos sentir, eu com o Frei Alessandro, a equipe da Corrente da Penha, a Equipe de Comunicação, tanta gente empenhada para que tudo transcorresse bem nesta manhã de sexta-feira. Até o céu azul nos iluminou da cor do manto de Nossa Senhora. Por isso, rezem por nós. O Pe. Diego já pediu para rezar pelas vocações sacerdotais, rezem pela nossa Fraternidade Franciscana, que não mede esforços para acolher e celebrar com o povo de Deus sob as bênçãos de Nossa Senhora. Muito obrigado, Mãezinha das Alegrias, pelo bem que realizais em nós, franciscanos, e na vida de todo o vosso povo”, agradeceu o frade, pedindo um viva a Nossa Senhora da Penha.

Terminada a Missa, a imagem praticamente desapareceu em meio às pessoas que se aglomeraram para tocar a imagem e para tirar uma foto. Mas a Mãe das Alegrias estava feliz por encontrar seus filhos. E seus filhos não escondiam a emoção e alegria por vê-la.


Moacir Beggo