Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“A chegada de um Deus selvagem”, entre os lançamentos Vozes

26/01/2021

Notícias

 

Deus chega de improviso. E quando aparece, mexe com certezas e inércias. Como esse lobo selvagem que, introduzido em um novo habitat, o transforma. Imagens como esta permitem a Jaime Tatay oferecer um percurso sugestivo, profundo e agradável pelos elementos centrais da fé cristã.

Agrupados em seis grandes blocos (Deus, Jesus, Seguimento, Comunidade, Dificuldades e Discernimento), cada um dos olhares que formam este livro combina a perspectiva da fé e o frescor de quem se move com familiaridade no mundo contemporâneo – com inúmeras citações literárias, cinematográficas e referências à atualidade. Uma proposta que permite olhar a realidade com os olhos da fé e compreender a fé como profundamente enraizada nas vivências cotidianas dos homens e das mulheres de hoje.

As reflexões recolhidas nesta obra tentam ajudar nesse processo de atualização. De uma forma fragmentária, cada reflexão foca em um aspecto ou uma dimensão da fé cristã, iluminando-a com um exemplo ou uma história. Inspiradas na Bíblia, na experiência de muitos fiéis ou anedotas da vida cotidiana, pretendem estimular a imaginação da fé e ajudar a expressar com palavras novas as mesmas convicções que, durante gerações, foram centrais para a comunidade cristã.

Nas duas primeiras partes, meditando sobre Deus e sobre Jesus se foca primeiro no modo como os cristãos imaginam Deus-Trindade: uma comunhão de pessoas que envia Jesus entre nós. É um Deus que irrompe no mundo, perturbando a ordem religiosa e social, renovando e dando um novo sentido. Mas é Jesus – o rosto mais próximo e familiar de Deus – quem mostra um modo plano de estar no mundo. E o faz à sua maneira, com seu estilo particular de responder, de inspirar e de utilizar o poder.

Na terceira e quarta partes, intituladas Seguimento e Comunidade, a reflexão se torna mais pessoal, passando de Deus e Jesus para cada um de nós e, a partir daí, para a comunidade de fiéis, a Igreja. Esse conjunto de meditações é um convite para se conscientizar da radicalidade da opção cristã, da centralidade do perdão para todo fiel e das implicações de construir nossa vida sobre a rocha firme da fé.

 Na quinta e na sexta partes, as meditações enfrentam a realidade confusa de nossos desejos, com nossos olhares pobres e com as várias armadilhas que dificultam o amadurecimento espiritual. Contudo, apesar das debilidades, dúvidas e tentações que nos afligem ao longo do caminho, são muitas também as ferramentas espirituais que temos à nossa disposição para auscultar nossa vida, identificar nossos limites e escolher bem.

Jesus a Enciclopédia

Esta obra, dirigida por Joseph Doré, tem como objetivo demonstrar o papel que a figura de Jesus desempenha. O cristianismo faz com que esta figura apareça como único. De onde vem este Ser tão marcante? Como compreender? Como explicar sua existência?

A obra ‘Jesus – a enciclopédia’  foi dividida em partes, para desvendar quem foi Jesus, e entender sua importância que atravessa gerações. Em um primeiro momento, o leitor entenderá o início de tudo, seu nascimento, seus 33 anos de vida e seus milagres. Em seguida, como convém, considera-se seu nascimento, sua infância e aquilo que se chama sua “vida oculta” na Galileia.

Na segunda parte do livro, a vida pública –  suas curas, seu jeito misericordioso e justo, e àqueles que se opuseram à quem era. A identidade de quem era e seu relacionamento com Deus.

Na terceira e última parte, o leitor conhecerá mais sobre os conflitos e perigos que enfrentou, as aparições de seus discípulos, sua condenação e o modo como lidou com a morte, a crucificação.

A obra não pretende gerar uma investigação sobre os vinte séculos de cristianismo que nos conectam a Jesus, mas procura esclarecer o Novo Testamento, seguindo o relato de Lucas – que cobre a trajetória de Jesus e, o evangelho de João.