Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“A Bíblia”, de Anselm Grün, entre os lançamentos da Editora Vozes

02/09/2021

Notícias

.

“A Bíblia – Caminhos de Interpretação e Reflexão Pessoal”

Com diversas edições e traduções, a Bíblia pode nos causar certo receio. Há textos bíblicos que parecem difíceis de serem interpretados e livros bíblicos que trazem uma linguagem pouco compreensível. Se realmente entenderemos a interpretação dos textos bíblicos, suas divisões e subdivisões, seus capítulos ou versículos.

Ao se deparar com esta obra, o leitor poderá sanar tais dilemas e incertezas, conseguindo interpretar melhor, por meio dos ensinamentos e das ferramentas básicas de interpretação que lhe são oferecidos. Além disso, serão dadas sugestões de leitura bíblica que auxiliem no melhor entendimento de cada tipo de interpretação.

O livro serve como um guia para aqueles que se ocupam da leitura individual das Escrituras ou para aqueles que se reúnem em grupos de estudo bíblico.

Que após a leitura deste livro, possamos compreender e assimilar o conhecimento adquirido, praticando uma leitura bíblica agradável e revigorante.

O autor, Anselm Grün, neste livro, vai surpreender aquelas pessoas que se sentem inseguras, despreparadas para começarem a ler e interpretar a Bíblia.

Ao iniciarmos a leitura da Bíblia, podem nos surgir várias dúvidas: “Por onde eu começo?”, “Será que eu vou compreender tal leitura?”, “Como usar os textos nos dias atuais?” Nesta obra, Anselm nos apresenta instrumentos básicos para introduzir e interpretar a Bíblia, que nos possibilitam entender suas diversas perspectivas (histórica-crítica, espiritual e mística, teológica, eclesial, psicologia pro- funda, teológico-libertadora e pessoal), sendo útil àqueles que buscam nas Escrituras uma reflexão pessoal, mas também àqueles que querem sugestões de aprofundamento teológico e eclesial.

Autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil. O seu ‘best-seller’ publicado em 1998 – “O Céu começa em você” – já foi traduzido em mais de 30 idiomas no mundo.


Capitalismo e impulso de morte

O que hoje chamamos de crescimento é, na realidade, uma proliferação cancerígena e sem rumo. Vivemos atualmente um delírio de produção e de crescimento que se parece com um delírio de morte. Ele simula uma vitalidade que oculta a proximidade de uma catástrofe mortal. A produção se assemelha cada vez mais a uma destruição. É possível que a autoalienação da humanidade tenha atingido um grau tal que ela experimentará seu próprio aniquilamento como um gozo estético.

Byung-Chul Han é um filósofo sul-coreano que se dedicou a analisar as estruturas da sociedade do século XXI para entender como o modelo de produção da última fase do capitalismo tem interferido diretamente na vida psicológica das pessoas.


O mistério do tempo

Resolvi escrever a coletânea de 21 capítulos assumindo o tempo como esse portal de esperanças e curiosidades para mim mesmo, para meus amigos e para o momento em que vivo. Afinal, o que é o tempo se não a nossa vida fluindo à maneira de um rio (Heráclito sempre o soube!).

Entrego aos leitores sete capítulos sobre o passado que interpreto como uma memória perigosa do Evangelho. Outros sete capítulos sobre presente como arte de viver e, enfim os derradeiros sete capítulos sobre o futuro como alguns sonhos rebeldes do amanhã. Escrevi sabendo que há tempos conhecidos e que há tempos indevidos.

“Nesta obra eu gostaria que, você leitor, tomasse a minha singela crono-esfera para fazer a própria viagem no tempo. Que você tenha uma boa leitura e boa viagem no tempo, nesse que é o seu e o nosso tempo. Que possa fazer do tempo cronológico um tempo de eternidade, com a lentidão de quem espera, a rapidez de quem tem medo, as amplificações dos que temem e a imediatez de quem festeja.”

Fernando possui graduação em Filosofia – Faculdades Associadas do Ipiranga (1979), graduação em Teologia – Fac. de Teologia N. Sra. da Assunção (1983), mestrado em Teologia e Ciências da Religião – Universidade Católica de Louvain-La-Neuve na Bélgica (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pertence à área de Ciência da Religião (Faculdade de Ciências Sociais). Tem experiência na área da Teologia e Ciência da Religião, com ênfase em Dogmática e Sistemática; Introdução ao Pensamento Teológico, Teologia fundamental, Ecumenismo; Diálogo inter-religioso, Educação universitária, Compaixão e Bioética. Exerceu o cargo de Ouvidor Público da PUC-SP entre julho de 2005 a 26/07/2009. Chefe do departamento de Ciência da Religião, na Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP 2017-2019. Atual chefe do Departamento de Ciências Sociais biênio 2020-2022. Leciona nas turmas de graduação da PUC-SP. Escreve em revistas e periódicos sobre Teologia e Religião.


A voz interior do amor

Este livro é meu diário secreto. Ele foi escrito no período mais difícil de minha vida, entre dezembro de 1987 e junho de 1988. Foi uma época de extrema aflição, durante a qual eu me perguntava se seria capaz de continuar vivendo. Tudo começou a desabar: minha autoestima, minha energia para viver e trabalhar, minha percepção de ser amado pelos outros, minhas esperanças de ser curado, minha confiança em Deus… tudo. Ali estava eu – um autor de livros de espiritualidade, tido como alguém que ama a Deus e traz esperança às pessoas –, prostrado, em completa escuridão.

O que havia acontecido? Eu estava diante do meu próprio vazio. Era como se tudo que dava sentido à minha vida tivesse sido arrancado de mim, e eu não pudesse ver mais nada diante de mim além de um abismo sem fundo.

O estranho é que isso aconteceu logo depois de eu ter encontrado minha verdadeira casa. Tendo vivido muitos anos no meio universitário, um ambiente em que jamais me senti completamente à vontade, eu me tornara membro da L’Arche, uma comunidade

de homens e mulheres com deficiências mentais. Nela, fui recebido de braços abertos, tive toda a atenção e carinho que poderia desejar, num lugar seguro e pleno de afeto, que me permitia crescer, espiritual e emocionalmente. Tudo me parecia ideal. Porém, justamente naquele momento eu desmoronei – é como se eu precisasse de um lugar seguro para poder chegar ao fundo do poço!”

Você realmente quer ser convertido? Está disposto a ser transformado? Ou segue com uma mão agarrada a seu velho estilo de vida, enquanto implora, com a outra mão, para que as pessoas o ajudem a mudar?

Claro que a conversão não é algo que você mesmo possa fazer acontecer. Não é uma questão de força de vontade. Você precisa confiar que a voz interior lhe mostrará o caminho. Você conhece esta voz interior. Já recorre a ela com frequência. Porém, depois de ouvir claramente o que lhe é pedido, você começa a fazer perguntas, a apresentar objeções, a pedir a opinião dos outros. Assim, acaba ficando enredado em inúmeros – e muitas vezes contraditórios – pensamentos, sentimentos e ideias, e perde contato com o Deus que está dentro de você. E acaba ficando dependente de todas as pessoas que reuniu ao seu redor.

É somente quando dá ouvidos à sua voz interior que você pode ser convertido a uma nova vida de liberdade e alegria.

Padre, professor, psicólogo e escritor, Henri J. M. Nouwen nasceu na Holanda, em 1932, e morreu em 1996, de ataque cardíaco. Desde os cinco anos de idade, Nouwen falava sobre suas pretensões de ser padre, e ele estava decidido a isso. Formou-se em teologia e psicologia na Holanda, tendo sido ordenado pouco tempo depois, em 1957. Nouwen passou os primeiros cinco anos de seu ministério realizando algumas de suas notáveis ambições: estudou na renomada clínica psiquiátrica de Karl Menninger (EUA), lecionou nas universidades de Notre Dame e Yale e viajou muito como conferencista. Por sua ênfase ecumênica e ligeiramente aberta em relação à fé cristã, Nouwen teve o privilégio de falar tanto para católicos como para evangélicos, tendo trânsito livre entre estes dois grupos. Até hoje ele é muito respeitado e lido tanto em uma como em outra vertente religiosa. Como testemunha, Philip Yancey diz que “ele ignorava as recomendações de Roma para que apenas os católicos participassem da eucaristia, e a celebrava diariamente com amigos, alunos ou estranhos, onde quer que estivesse” (YANCEY, 2004, p. 304).


A síndrome do impostor

Parece que a Síndrome do Impostor é um fenômeno em rápido crescimento, e neste livro são examinadas as variadas razões para isso; entre elas as redes de mídia social e o aumento dos exames escolares, para mencionar apenas duas. A síndrome já não parece também estar restrita a carreiristas ambiciosos e bem-sucedidos, como se supunha anteriormente. Há uma variedade de tipos que aparece em minha clínica, como a mãe que não se sente boa o bastante, o pai que não se sente “suficientemente homem”, o amigo ou amiga que se acha impopular e até as pessoas religiosas que não se acham boas o bastante para seu Deus.

O primeiro passo para lidar com essa síndrome, que pode ser muito debilitante em termos de autoconfiança e auto-estima, constituindo também um perigo para o progresso na carreira, é reconhecê-la e entender o que ela, de fato, é, e aprender a identificar o que a desencadeia. Esse é o principal objetivo deste livro. Só a partir do seu entendimento é que podemos buscar as melhores estratégias para cada indivíduo e, ao longo do livro, sugiro uma série de técnicas apropriadas.

O que você obterá neste livro?

Com uma mescla de informações, questionários de auto-avaliação e dicas e estratégias úteis para lidar com a síndrome, este livro vai ajudá-lo(la) a entender se você (ou alguém próximo) tem SI e, em caso afirmativo, o que pode fazer a respeito. O objetivo é torná-lo(la) mais confiante no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar, e, acima de tudo, perceber que não é a única pessoa a ter esse tipo de problema e que ele pode ser administrado.

A quem se destina este livro?

A qualquer pessoa que acha que pode estar sofrendo de SI, seja no trabalho, em casa, na família ou na comunidade.

A qualquer pessoa que acha que o cônjuge ou parceiro, um membro da família, um amigo ou uma criança está sofrendo de SI.

A pais que querem diminuir as chances de seus filhos virem a sofrer de SI.

A qualquer outra pessoa interessada na SI.

Sandi Mann é doutora em psicologia e professora da University of Central Lancashire, Inglaterra, onde leciona psicologia clínica aplicada, entre outras disciplinas. Ele também administra sua própria clínica especializada no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, a MindTraining Clinic, e possui treinamento credenciado em Terapia Cognitivo-Comportamental. A Dra. Mann, considerada uma referência em seu campo, publicou mais de vinte livros e palestras de psicologia em todo o mundo.


Introdução à Filosofia Clínica

“Há muito existia a necessidade de uma obra desse porte sobre a Filosofia Clínica que explicitasse o seu método de forma didática, completa e ao mesmo tempo objetiva. Como alunos, pesquisadores e terapeutas da Casa da Filosofia Clínica, defendemos uma versão da Filosofia Clínica ao mesmo tempo original e radical. Original por ser o método inovador e libertador sistematizado por Lúcio Packter nos idos do início dos anos de 1990, e radical, no sentido de raiz, por manter exatamente aqueles pressupostos originais na concepção de metodologia e prática desse método. Nem toda inovação é melhora ou aprimoramento, pode ser divisão e afastamento. E para manter e propagar essa mensagem original e radical faltava à Casa da Filosofia Clínica uma obra que desse conta dessa mensagem. Ei-la! E qual é uma das grandes virtudes dessa obra escrita por Miguel Angelo Caruzo? Deixar a Filosofia Clínica falar por si, desde sua forma original e radical. Não apareceu aqui nesta obra a visão particular de seu escritor, mas, fenomenologicamente, ele apresentou aquilo que a Filosofia Clínica é em sua originalidade e radicalidade pela expressão do próprio método.”

“O intento desta obra é viabilizar o primeiro contato com o conteúdo da a fim de atender também em Filosofia Clínica a fim de atender também aos que pretendem fazer o curso como complemento para atuar em suas respectivas áreas como direito, medicina, docência, recursos humanos, outras vertentes terapêuticas etc. Também os que, não interessados em cursar essa especialização, têm o propósito de conhecer esse novo paradigma e até utilizá-lo como meio de autoconhecimento. Independentemente do fim pretendido, torço para que a leitura seja agradável e contribua para a vida de quem lê. Boa leitura!”

Miguel Angelo Caruso ensina as pessoas a serem melhores oradores. Ele é um consultor de comunicação para empresas e organizações em todo o mundo.

Um veterano palestrante com 20 anos de experiência, Miguel tem um estilo de fala descontraído e coloquial, divertido e educativo. Muitas vezes, ele envolve membros do público, uma maneira empolgante de prender a atenção dos participantes e tornar seu evento mais eficaz e divertido. Miguel fez milhares de apresentações e palestras sobre os assuntos de liderança, vendas e atendimento ao cliente.


O caminho da maturidade na experiência de Deus

A experiência de Deus está no centro da vida da pessoa religiosa. Certamente, está no centro da vida da pessoa cristã. No caso cristão, obviamente, trata-se do Deus da revelação bíblico-cristã, do Deus salvador-criador, do Deus revelado mediante Jesus Cristo. Ora, a revelação desse Deus comporta, como resposta do ser humano, a abertura para acolher o dom do seu amor gratuito. Uma abertura-acolhimento que desinstala e interpela para a conversão, reorientando a própria vida para acolher o amor de Deus e para viver o amor-serviço aos irmãos e irmãs. A experiência do Deus de Jesus Cristo implica a capa-cidade de se decidir pela abertura ou pelo fechamento, pois trata-se de um Deus Amor que não se impõe pela força. Quer dizer, algo de liberdade deve existir no ser humano que acolhe o dom de Deus, algo de capacidade para se decidir por si mesmo e para assumir as consequências dessa decisão. Pois, o amor, como sabemos, não é passivo; antes, dinamiza todo o viver humano.

Tenho consciência de que um dos grandes desafios da pastoral eclesial está centrado na qualidade do serviço que somos chamados a concretizar, com coragem e criatividade, para ajudar a tantos e tantos cristãos na superação de uma situação infantil na fé, tornando possível a vivência mais adulta da fé cristã. Trata-se de um desafio fundamental dirigido especial- mente àqueles que tratam da formação em Seminários e noviciados e a quantos – homens e mulheres – que têm uma responsabilidade especial na orientação do povo cristão; incluindo, junto com padres, religiosas e religiosos, professores e professoras, catequistas, coordenadores de círculos bíblicos, de CEBs e de Movimentos. O meu objetivo com as reflexões contidas nesta obra é ajudar um pouco nesse importantíssimo empreendimento.

A caminho da maturidade na experiência de Deus apresenta alguns passos básicos do processo de maturidade na experiência do Deus cristão, em diálogo com a psicanálise e com a psicologia profunda.O primeiro passo é aceitarmos a realidade da sombra existente em cada um e nas nossas comunidades. O segundo passo, indispensável, consiste em superar a realidade do nosso narcisismo radical. Igualmente indispensável é a superação das relações infantis, a partir da experiência vivida por Jesus de Nazaré como Deus Abbá.

Alfonso García Rubio padre diocesano espanhol, radicado no Brasil desde 1959, é doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Itália. Escritor e professor de Antropologia Teológica e de Cristologia nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Teologia da PUC/RJ. Autor de “Encontro com Jesus Cristo vivo” e “Evangelização e maturidade afetiva” (Paulinas).


Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde

Este livro reúne renomados autores no âmbito da pesquisa qualitativa em saúde nas Américas, com larga experiência em pesquisa e docência nessa abordagem, oriundos das seguintes universidades: Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo; University of Toronto e University of Waterloo – Canadá; Universidad Autónoma Metropolitana e Universidad de Guadalajara – México; Universidad de Antioquia – Colômbia; e Flinders University – Austrália. Juntos eles apresentam ao leitor os fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas rigorosas e de alta qualidade. Esta obra é única porque aborda com profundidade as particularidades da pesquisa qualitativa na área da saúde. As organizadoras criaram uma obra dedicada a pesquisadores, mesmo os iniciantes, professores e alunos de pós-graduação, além daqueles que já a praticam e buscam conhecer o estado da arte internacional em pesquisa qualitativa em saúde. Os tópicos abordados incluem: objetividade e subjetividade; qualidade em pesquisa qualitativa em saúde; rigor e congruência epistemológica; paradigmas, tradições e terminologias; o papel das teorias sociais na pesquisa qualitativa; transferabilidade dos resultados e amostras; análise e interpretação; escrita de estudos qualitativos; vulnerabilidades e ética; mobilização e utilização do conhecimento; e formação de pesquisadores qualitativos críticos.

O enfoque qualitativo vem sendo utilizado por um número crescente de estudantes e pesquisadores no campo da saúde, mas muitos ainda o fazem sem uma compreensão densa dos fundamentos que sustentam suas pesquisas, já que uma transição epistemológica na direção do paradigma interpretativo requer sólida fundamentação em ciências humanas e sociais.

Nesse contexto, este livro visa a facilitar o aprofundamento sobre temas complexos para a totalidade do enfoque, ainda ausentes ou muito escassos na literatura científica. Tópicos clássicos e desafiadores para a pesquisa qualitativa são explicados por renomados especialistas, com larga experiência no ensino e desenvolvimento de estudos qualitativos na área da saúde, em diferentes países.

O livro trata de temas como: objetividade e subjetividade, avaliação da qualidade, paradigmas e nomenclaturas; congruência epistemológica e rigor; o lugar da teoria; ética em pesquisa; amostra e transferibilidade; análise e interpretação; escrita qualitativa; utilização dos resultados; educação de novos pesquisadores, entre outros.

Esta obra articula as dimensões ontológica, epistemológica, metodológica e axiológica da pesquisa qualitativa, constituindo uma contribuição pioneira em termos de densidade e abrangência.

Maria Lúcia Magalhães Bosi
Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979-2007). Graduada em Nutrição e em Psicologia; Mestre em Ciências Sociais e Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Pós-Doutorado junto ao Center for Critical Qualitative Health Research da Universidade de Toronto (2009) – bolsa CAPES.

Denise Gastaldo
É professora e pesquisadora do Center for Critical Qualitative Health Research, Universidade de Toronto, Canadá.


Gestão integral: consciência e complexidade nas organizações

As abordagens para gestão mudaram muito pouco nos últimos 100 anos, assim como outras áreas do conhecimento como a Educação e a Economia.

Ken Wilber, considerado o Einstein da Consciência, propõe uma Abordagem Integral que procura criar um modelo para considerar as várias perspectivas da realidade.

Com esse olhar, uma metodologia de gestão inspirada na Abordagem Integral se aprimora aqui no Brasil, oferecendo resultados concretos e sustentáveis a quem vive o duro desafio diário de liderar e gerir em nosso país.

As ideias de Gestão Integral inspiradas por Ken Wilber, contextualizadas por Frédéric Laloux, incluindo e integrando o modelo Cynefin, de Dave Snowden; a Teoria U, de Otto Scharmer; o olhar sistêmico, de Bert Hellinger, a abordagem para aprendizagem de adultos, de Robert Kegan, entre outros, se corporificam no empenho realizador de Marcelo Cardoso, podendo muito bem fazer o caminho de volta, demonstrando que nem sempre a teoria é menos potente quando posta em prática.

Esta é uma leitura obrigatória para quem lidera ou pretende liderar, para quem empreende, faz gestão organizacional em ambientes complexos, para consultores e aos que ensinam gestão e liderança. Por isso, estamos muito felizes por trazer à luz esta obra preciosa.

Há uma enorme lacuna cognitiva, emocional e ética para que os líderes, equipes e organizações prosperem diante da complexidade que encaramos no século 21.

Nesse desafio, muitas teorias e técnicas inovadoras têm aparecido como importantes pistas, tanto na Admininistração de Empresas como também na Filosofia, Sociologia, Neurociência, Psicologia e em outras áreas. Porém, no dia a dia das organizações e comunidades, vemos os mesmos problemas se repetirem à exaustão, a despeito das abordagens e ferramentas inéditas que estão sendo utilizadas.

No livro Gestão Integral: Consciência e Complexidade nas Organizações, Marcelo L. Cardoso reúne sua extensa bagagem teórica e prática, desenvolvida em mais de 30 anos como Líder em grandes empresas, Consultor e Facilitador de Grupos, integrando os conteúdos que estão emergindo hoje na fronteira do conhecimento humano e os aplicando ao desenvolvimento de pessoas, times e organizações, a partir de uma visão ampla, coerente e sistêmica, que permite a todos nós navegarmos e implementarmos intervenções práticas e profundas que reverberem e causem verdadeiro impacto transformador e sustentável.

Marcelo Cardoso é pós-graduado em Comunicação e Jornalismo (mestrado e especialização) e graduado em Comunicação Social. Lecionou em diversas faculdades de São Paulo em cursos de Jornalismo e RTV. Atua hoje no curso de Jornalismo Esportivo Multimídia da Universidade Anhembi-Morumbi (Grupo Laureate International Universities). Ministra cursos livres e de extensão na área do Jornalismo Esportivo, Rádio, Impresso e Podcast. Jornalista há 30 anos, já atuou em O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Rádios América, Bandeirantes, Capital e Eldorado, entre outros.


Todos esses produtos podem ser adquiridos pelos sites www.livrariavozes.com.br ou  site: http://vozes.com.br

E-mailcontato@vozes.com.br

Tel. 11 3101 8451